Uma nova, mas cada mais frequente desordem física acaba de se somar à crescente lista das denominadas doenças do progresso, ou seja, uma ampla variedade de transtornos relacionados ao uso das novas tecnologias.
Trata-se da dor no ombro por causa do computador portátil, uma dor intensa e incômoda que surge durante as viagens frequentes por razões de estudo, lazer ou trabalho e que – segundo um estudo promovido pela companhia hoteleira Crowne Plaza e elaborado pela fisioterapeuta britânica Diane Hunter – 57% dos usuários de computadores portáteis sofrem.
À medida que o trabalho e a vida ficam mais móveis, cada vez mais usuários de notebooks, principalmente aqueles que usam modelos de maiores dimensões e peso, sofrem dores, sobretudo nos ombros, mas também nas costas e no pescoço, o que piora devido às viagens e às más posturas.
O ombro é a articulação mais móvel do esqueleto e, devido a isso, uma das que têm mais risco de se lesionar. Muitas de suas lesões, classificadas como ´ombro dolorido´, se diferenciam cada vez mais e requerem uma atenção muito especializada, assinala o traumatologista e cirurgião ortopédico espanhol Antonio Díaz Martínez.
A articulação do ombro é uma das mais problemáticas porque é a que tem mais mobilidade, abrangendo movimentos de rotação, separação e projeção em diferentes direções e porque, além disso, é submetida a mais trabalho e estresse, explica o ex-chefe clínico do Serviço de Traumatologia do Hospital do Menino Jesus, de Madri.
A denominação ombro dolorido se aplica por autonomásia à periartrite escapulo-umeral, mas se tornou extensiva à dor de ombro causada por numerosos transtornos, com diversas origens, locais ou irradiadas de outras partes do organismo.
Segundo o especialista, o ombro dolorido costuma acompanhar trabalhos, esportes e atividades nas quais se ergue muito peso ou se submete a articulação a uma tarefa menos forte mas contínua, como as praticadas por secretárias, cozinheiros e cabeleireiros. Também está aumentando entre os usuários das novas tecnologias, como os cada vez mais divulgados computadores portáteis.
O médico Díaz Martínez recomenda às pessoas submetidas a um maior risco de transtornos nos ombros praticar exercícios de compensação, que façam outras regiões do resto do organismo trabalhar mais, como a coluna vertebral, o ventre, as costas e as pernas.
Cuidados com a postura
A companhia Crowne Plaza encarregou esse estudo sobre alguns aspectos inovadores do denominado ombro dolorido em setembro de 2008, entre 1.629 usuários de notebooks do Reino Unido, após receber diversas notificações de seus empregados sobre o cada vez maior número de hóspedes que se queixavam de dores nas costas, pescoço e ombros.
A pesquisa revela que dois terços dos usuários de portáteis carregam mal seu computador, o que piora os sintomas, além de indicar que 50% dos usuários são alheios à forma de evitar a dor.
A fisioterapeuta Diane Hunter confessa que em suas consultas está tratando cada vez mais pacientes que sofrem de dores nos ombros por carregar seus PCs portáteis. Os sintomas são dor no ombro, às vezes acompanhada de dor no pescoço e na parte superior das costas.
Esta desordem pode se tornar crônica e provocar cansaço e fadiga se não for tratada. O tratamento desta especialista inclui melhorar as posturas e um simples programa de exercícios.
Diane elaborou um breve guia de exercícios que ajudam a aliviar os sintomas deste doloroso processo e que podem ser feitas em um quarto de hotel ou em casa.
A primeira recomendação consiste em descansar dez minutos na cama deitado de barriga para cima, relaxar os braços para os lados e respirar fundo.
Depois, é preciso sentar-se reto na cadeira e esticar os braços acima da cabeça, esticar a parte superior das costas reclinando-se na cadeira e respirar fundo três vezes sem que a cabeça seja jogada nem para trás nem para frente.
Outro exercício consiste em girar a parte superior do corpo na cadeira, esticando-se o máximo possível enquanto a pessoa se agarra à cadeira. É preciso realizar este movimento cinco vezes para a esquerda e cinco vezes para a direita.
A especialista também sugere olhar para frente, empurrar suavemente o queixo para dentro e a cabeça para trás durante cinco segundos, e repetir este exercício cinco vezes.
Os usuários de computadores portáteis também se beneficiarão se olharem para baixo em direção a seu ombro direito até que notem um suave estiramento da parte superior esquerda do pescoço, segundo a fisioterapeuta. Depois deve repetir este movimento para o outro lado.
Para finalizar acrescenta que também é útil encolher os ombros em cima e atrás e deixá-los cair para conseguir um efeito rotatório, cinco vezes pelo menos.

COMPATILHAR: