Vários municípios da Serra da Canastra, no Sul de Minas, se dedicam à produção de queijo e o mais famoso deles é o Minas Artesanal. Essa tradição é valorizada no Concurso Regional do Queijo Canastra, que será realizado no dia 2 de outubro, a partir das 13 horas, no Parque de Exposição Miguel da Costa Ferreira, no município de São Roque de Minas. O concurso está em sua sétima edição e este ano vai premiar os cinco melhores queijos da região.
O processo de produção do queijo canastra é artesanal e obedece normas específicas para alimentos lácteos produzidos a partir de leite cru. Eles são beneficiados nas queijarias das propriedades rurais, sem utilização de técnicas industriais. O concurso regional é organizado pela Secretaria do Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, através da Emater-MG, e pela Prefeitura Municipal de São Roque de Minas.
Os queijos apresentados devem ter período de maturação entre 10 e 15 dias. O produtor deverá entregar duas peças produzidas por ele, sendo uma para reserva e outra para degustação durante o concurso. A comissão julgadora irá analisar as seguintes características: textura, cor, consistência, sabor, aroma, formato e acabamento. Todos os cinco vencedores vão receber um troféu.
Segundo o extensionista da Emater José Roberto Correa Miguel,os produtores ficam tão entusiasmados com o concurso que é difícil para os jurados escolher os cinco melhores queijo, tamanha a qualidade dos produtos inscritos. Na opinião do técnico, o concurso é uma forma de valorizar a qualidade do queijo canastra, que é comercializado em todo Brasil. A premiação também valoriza o esforço e o trabalho dos produtores rurais da região, afirma.
Já o prefeito de São Roque de Minas Nilzo de Faria destaca que o concurso estimula a troca de experiências entre os produtores. Este evento abre uma oportunidade do convívio de produtores de toda região. Isso é interessante porque fortalece a classe dos agricultores e estimula uma troca de saberes, pois cada produtor tem uma maneira diferente de fazer o queijo, comenta.
Este ano, o concurso vai ter participação de estudantes do ensino fundamental que vão desenvolver poemas, poesias, desenhos e redação sobre o queijo canastra. Essa é uma forma de preservar a cultura e a tradição de produção artesanal do queijo, além de incentivar melhoria da qualidade do mesmo, explica José Roberto. Além de ser um sucesso entre os produtores, o concurso atrai turista para a região da Canastra.
História do Queijo Artesanal
Em Minas Gerais, o queijo minas artesanal sobreviveu às pressões da modernização dos processos de produção, não só pelo apego às tradições, mas também pelo isolamento das propriedades produtoras, espalhadas pelas colinas e pelos vales do Estado. Isso contribuiu para que se preservassem produtos com características próprias e de imenso valor cultural e econômico.
Para garantir a continuidade dessa atividade e esse modo de vida tradicional, a Lei Estadual 14.185/02 criou normas e deu identidade ao queijo artesanal. A Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e a Emater-MG lançaram o Programa de Apoio aos Queijos Tradicionais de Fabricação Artesanal, que, além de buscar a melhoria da qualidade e da produtividade de todas as queijarias das regiões tradicionalmente produtoras, visa aproveitar e valorizar, de forma objetiva, o imenso potencial de mercado do queijo mineiro. Cada região caracterizada como produtora de Queijo Minas Artesanal (Araxá, Cerrado, Canastra e Serro) tem o seu saber fazer característico, o que dá ao queijo uma identidade própria, de acordo com o local onde é fabricado.

COMPATILHAR: