A BBC publicou um balanço com as previsões sobre os avanços tecnológicos e da sociedade, com base nas apostas do engenheiro civil americano John Elfrech Watkins, publicadas em uma revista feminina no ano de 1900. O artigo original, chamado ?What may happen in the next hundred years?, ou ?O que pode acontecer nos próximos cem anos?, avisa que seu conteúdo pode conter profecias estranhas ou quase impossíveis.
Cem anos depois, os palpites de Watkins impressionam pelo alto nível de acerto. Confira a seguir as previsões que o cientista acertou, 112 anos atrás, e os palpites que ainda não viraram realidade.
1.Fotografia digital colorida: Watkins apostou em fotografias em cores naturais que poderiam ser telegrafadas de qualquer distância, para publicar notícias importantes nos jornais uma hora depois de seu acontecimento.
2. Americanos mais altos: O cientista sugere um aumento na alta média dos norte-americanos entre uma e duas polegadas. O palpite foi correto: a média subiu de 67? (1m70) para 69? (1m75).
3. Advento dos telefones celulares: A previsão sugeriu telefones sem fio espalhados pelo mundo e com possibilidades de chamadas internacionais praticamente ilimitadas, que eram pouco prováveis ao considerar a tecnologia de seu tempo.
4. Comida pronta: Watkins sugeriu a compra de comida pronta, em pratos retornáveis, em estabelecimentos parecidos com padarias.
5. Crescimento populacional menos acelerado: A expectativa do engenheiro era de uma população americana próxima dos 350 milhões. Apesar de errar os números absolutos, Watkins previu corretamente a redução do ritmo de crescimento do país.
6. Estufas agrícolas: A ideia de cultivo de vegetais em estruturas de vidro e com auxílio da eletricidade foi sugerida pelo engenheiro em 1.900. No campo das promessas não cumpridas, ele sugeriu também raios de luz colorida para eliminar ervas daninhas e um solo eletrizado para estimular o crescimento.
7. Televisão: Watkins sugeriu que o homem pudesse ser capaz de ver o mundo à distância, por meio de câmeras integradas e conectadas por meio da eletricidade.
8. Tanques de guerra: o cientista sugeriu máquinas parecidas com grandes fortalezas, mas capazes de se deslocar em campo aberto com a velocidade de um trem.
9. Frutas maiores: a expectativa do engenheiro era ter até morangos com o tamanho de maçãs. Apesar do exagero, o cultivo de frutas já consegue produtos bem maiores que as originais no ano 1900.
10. Trem-bala: o engenheiro previu a invenção de trens com velocidade de duas milhas por minuto e até 150 milhas por hora (cerca de 240km/h). Nos EUA, uma linha semelhante vai ser inaugurada ainda neste ano e trens magnéticos ainda mais rápidos já estão em circulação em outras partes do mundo.
Apesar dos grandes acertos e aproximações, Watkins errou pelo menos quatro sugestões que parecem longe de tornar-se realidade:
1.Fim das letras C, X e Q
2.Todos os seres humanos caminhando 10 milhas diariamente
3.Fim dos carros nas cidades, substituídos por tráfego subterrâneo ou elevados
4.Fim dos mosquitos, baratas e moscas

COMPATILHAR: