Nesta quinta-feira (11), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou resultado das Contas Nacionais Trimestrais, com dados do PIB (Produto Interno Bruto) do quarto trimestre do ano passado. Em relatório do Banco de Investimentos Credit Suisse, a projeção é de um crescimento de 4,7% no quarto trimestre ante mesmo período do ano anterior.
Desconsiderando eventuais revisões na série, o crescimento do PIB acumulado em quatro trimestres aumentaria de -1,0% no terceiro trimestre do ano passado para -0,1%, no último trimestre, o que representaria, segundo a Credit Suisse, a primeira retração do PIB acumulado do ano desde 1992.
Na comparação com o trimestre anterior (com ajuste sazonal), foi projetado um crescimento econômico do país em 1,3% no terceiro trimestre de 2009 para 2,3% no quarto trimestre, o maior ritmo desde o mesmo período de 2007.
Sob a ótica da demanda, Credit Suisse espera um crescimento em todos os componentes do PIB no último trimestre do ano passado, com destaque para a forte expansão dos investimentos. Em relação ao trimestre anterior, projetou-se um crescimento dos investimentos de 5,1% (quarto trimestre de 2009), ante 6,5% no período imediatamente anterior.

COMPATILHAR: