O ?Jornal de Domingo?, de Governador Valadares, publicou no domingo passado (26) uma reportagem ressaltando que candidatos à Câmara Federal chegam a 10 por vaga em Minas. A matéria traz uma análise feita pelo advogado e analista político Ivaldo Tassis, com base nos dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), das chances dos candidatos que disputam as vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.
Para a Câmara dos Deputados, a disputa entre os candidatos mineiros deve ser de 10 por vaga, o que o analista avalia como um ?verdadeiro vestibular?. Conforme os dados apresentados por Ivaldo Tassis, das 633 inscrições para participar do pleito, 538 foram deferidas pelo TRE-MG, com base na nova Lei da Ficha Limpa. Eles disputam 53 vagas na Câmara em Brasília.
Ivaldo Tassis também analisou o quociente eleitoral, ou seja, o número mínimo de votos que cada legenda ou coligação vai precisar atingir para eleger um candidato. Segundo o analista, se em 2006 o quociente em Minas foi de 184.747, este ano vai ser de pouco mais de 191 mil votos. Segundo ele, apenas 8 das 12 chapas de candidatos devem conseguir representantes no Congresso Nacional.
O analista apresentou uma lista, por legenda, com os potenciais concorrentes do Estado, com base em critérios específicos. Ele esclareceu que se forem considerados fatores como a região de atuação do candidato, número de eleições que já disputou, o potencial de votos e a declaração de bens é possível chegar a uma projeção aproximada.
Com base nas projeções, Ivaldo Tassis arriscou a adivinhar a quantidade de eleitos por coligação. Segundo ele, dos 67 candidatos da chapa PSDB/DEM/PR/PP/PPS, no máximo 22 serão eleitos, entre eles devem se eleger Domingos Sávio e Jaime Martins. Pela coligação ?Todos juntos por Minas?, que tem o PT/PMDB/PCdoB/PRB devem ser eleitos 18 dos 83 postulantes.
Em terceiro lugar no número de candidatos a serem eleitos vem a coligação PTB/PSB, com 3 dos 53 concorrentes sendo eleitos. A coligação ?Unidos por Minas?, formada pelo PMN/PSDC/PSL também deve eleger 3 representantes. Já a aliança ?Minas no Rumo Certo?, do PTdoB, PRTB e PRP deve ter 2 eleitos, mesmo número que devem eleger o PV e o PDT. A última vaga deve ficar com a chapa PHS e PTC, que lançou 60 candidatos. Segundo Tassi, PSC, PSOL, PCO e PCB não devem alcançar o índice.
Já para deputado estadual a concorrência está bastante acirrada entre 16 chapas/partidos. O quociente eleitoral deve variar entre 132 mil e 135 mil votos, por isso, na projeção de Ivaldo Tassi, todas as coligações, com exceção do PSTU, devem alcançar o índice, entre eles Antônio Carlos Arantes e Dr. Reginaldo, candidato por Formiga.

COMPATILHAR: