O Dia de Finados em 2020 será muito diferente para as famílias que costumam prestar homenagens aos entes queridos. Todas deverão tomar vários cuidados para não haver transmissão de novo coronavírus durante a visitação aos cemitérios.

Para que a visita seja mais segura, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou uma nota técnica com orientações ao público, aos cemitérios e às pessoas que vendem flores e coroas.

De acordo com o texto, todos devem usar máscaras, respeitar distanciamento social e evitar aglomerações. É fundamental que as visitas sejam breves e não haja contato físico entre os visitantes – ou seja, sem abraços e apertos de mão.

Se possível, a população deve ainda evitar entrar em contato com objetos de decoração, como fotos, crucifixos e arranjos de flores.

A recomendação é para que não saiam de casa as pessoas que fazem parte de grupos de risco (como crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou doença crônica). Caso decidam ir ao cemitério, devem escolher horários menos movimentados, como início da manhã ou fim da tarde.

Aos comerciantes de flores, recomenda-se atuar para que haja distanciamento de dois metros entre os clientes, além da disponibilização do álcool 70% para todos.

Orientações para cemitérios

Para evitar aglomerações, os cemitérios devem controlar o fluxo de entrada. É permitida a permanência de uma pessoa a cada 10 metros quadrados, para ambientes fechados, e uma pessoa a cada 4 metros quadrados, para ambientes abertos. A entrada de veículos deve ser feita considerando 50% da capacidade (com distanciamento entre as vagas).

É preciso que os cemitérios disponibilizem dispensadores de álcool em gel 70% na entrada e em pontos estratégicos, além de lavatório com sabonete líquido e papel toalha, lixeira com tampa e pedal.

Deve haver ainda higienização constante de pisos, áreas de circulação, sanitários, maçanetas, torneiras, corrimão, interruptores, e todas as superfícies metálicas com desinfetantes a base de cloro para piso e álcool 70%.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: