A indicação de leitura para esta semana é o livro infanto-juvenil ‘’Confissões de um Vira-Lata” do escritor Orígenes Lessa.

O projeto ‘’ No Meio do Caminho tem um Livro’’ é idealizado pelas três bibliotecas públicas de Formiga. O autor, com muita imaginação e senso de humor cria uma história ora séria, ora divertida, em que o comportamento humano é visto e avaliado sob a perspectiva de um cachorro.

Por isso a narrativa, em primeira pessoa tem como personagem um cão humilde, inteligente e crítico, de doze a quatorze anos crescido nas ruas sem nome e sem dono.

Ele narra suas aventuras e desventuras pelo mundo humano, sua dureza em ganhar um pedaço de carne para comer e sua rapidez ao fugir da carrocinha. Ele fala também da solidão e do amor.

O pequeno Vira- Lata sempre nos emociona quando fala dos seus amigos que se foram e que teve um único sonho na sua vida, ser igual ao seu amigo Tobby, um cão de circo de fama internacional. Que antes de ser famoso era um cachorro de rua também.

Além disso nosso amiguinho diz que sempre fica indignado com algumas atitudes e ações dos humanos em relação ao próprio homem e aos animais. De como a convivência com eles é tão difícil, e ao mesmo tempo cativante – afinal todos querem um carinho!

Confissões de um Vira-lata não se trata apenas da vida de um cachorrinho fofinho pelas ruas sujas e perigosas da cidade, mas de uma obra com um apelo maior, ela reflete na própria sociedade humana onde tudo que fazemos fora dos padrões é criticado pelo meio civilizado.

Esta obra faz parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal Donateli Gandra Fonseca. O atendimento é de segunda à sexta-feira das 8h30 às 17h30, na rua Lassance Cunha, 671 no Quinzinho.

Fonte: Bibliotecas Públicas

Foto: divulgação bibliotecas públicas

COMPATILHAR: