O III Congresso Brasileiro da Magistratura e do Ministério Público para o Meio Ambiente teve início na quarta-feira (7) em Araxá com a presença de representantes do setor jurídico, Ministério Público e ativistas.

Com o tema “Proteção Ambiental: a missão garantidora do Poder Judiciário e do Ministério Público – histórico, tendências e perspectivas”, o objetivo central é discutir o papel da Justiça no setor e as ferramentas legais para defender as causas ambientais.

Nessa quinta-feira (8), os participantes debateram os desastres ambientais em Minas. Casos como de Mariana e Brumadinho estiveram na pauta. Ao final do congresso, uma carta foi redigida e entregue às autoridades ligadas ao Meio Ambiente.

Uma das palestrantes do evento é a promotora Luciana Imaculada de Paula. Ela já atuou em Formiga e hoje É coordenadora da Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (Cedef).

Realizado no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, o congresso movimenta a rede hoteleira e gastronômica da cidade. As programações seguem até sexta-feira (9).

Abertura

Durante a abertura na quarta, o evento contou com a participação da ativista e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que realizou uma palestra com o tema “Justiça e Desenvolvimento Sustentável”.

Até o final dos trabalhos, especialistas, autoridades políticas, policiais, acadêmicos e ambientalistas irão debater sobre proteção ambiental e a atuação da Justiça em prol do desenvolvimento sustentável.

Entidades

O Congresso conta com o apoio das seguintes entidades: Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Associação dos Magistrados Mineiros (AMAGIS) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Além delas, estão presentes a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Procuradoria-Geral da República, da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Rede Latino-americana de Ministério Público Ambiental e Instituto O Direito Por Um Planeta Verde.

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: