O município de Formiga possui um dos patrimônios culturais mais exuberantes de Minas Gerais.

Entre os diversos atrativos está o monumento do Cristo Redentor, um dos cartões-postais que tem importante significado para a população.

De acordo com a Secretaria de Cultura, a criação do mirante com uma estátua do Cristo foi iniciativa do formiguense e radialista Claudinê Silvio dos Santos, filho de Geralda Cândida, a artista plástica responsável por esculpir a imagem. Muitos foram os voluntários que colaboraram na construção deste que é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Francisco Teixeira foi o responsável pela arrecadação de verbas; Joaquim Cândido foi o carpinteiro; Homero Roberto atuou como armador de ferragens; Valdir Alves foi o engenheiro e Moisés Souza, o mestre de obras.

Segundo dados históricos da Secretaria de Cultura, o início da construção do monumento foi em 19 de março 1972, no dia em que se comemora São José, e a conclusão foi 1º de maio do mesmo ano, no Dia do Trabalhador. As datas têm significado importante: São José foi carpinteiro e é considerado o padroeiro dos trabalhadores.

Nos registros há informações de que Rubens Garcia tenha doado o terreno em que foi construído o mirante, na gestão prefeito Luís Rodrigues Belo Primo (1963-1967).

O Cristo Redentor está 24 metros acima do nível do mar; tem 16,64m de altura e 9,43m de largura. As mãos medem 1,64m cada uma, sendo o mesmo tamanho da cabeça.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: