O programa do governo que prevê informatização de todos os equipamentos públicos, oferta de internet sem fio para população e fornecimento de quatro aplicativos para as áreas de saúde, educação, finanças e tributária está começando a caminhar.
O Ministério das Comunicações divulgou na segunda-feira (2), a lista dos 80 municípios selecionados para a fase piloto do projeto Cidades Digitais. O MiniCom aprovou as propostas de cidades em vários Estados brasileiros e também no Distrito Federal.
De Minas Gerais somente três municípios foram escolhidos, entre eles, a cidade de Pimenta. Formiga estava no pleito e não foi escolhida. Nas reuniões da Câmara Municipal, os vereadores cobravam a implantação do programa em Formiga.
As 192 cidades que participaram da seleção foram avaliadas conforme capacidade gerencial e técnica, sustentabilidade do projeto e expansão da rede. Elas foram classificadas por meio de pontuação de critérios, definidos no edital de chamada pública nº 01/2012, como o índice da receita corrente per capita da cidade, a disponibilidade de equipe de servidores públicos para treinamento, infraestrutura local, possibilidades de estabelecimento de parcerias para manutenção e operação do projeto e densidade domiciliar de acesso à banda larga.
Também pontuaram mais os municípios das regiões Norte e Nordeste ? 49 municípios dessas regiões foram aprovados ? e cidades com a população de até 50 mil habitantes. O Estado que obteve mais municípios autorizados foi o Ceará, com dez propostas selecionadas, seguido por Bahia, Paraíba e Pará, todos com nove cidades aprovadas. O Distrito Federal obteve a aprovação da região administrativa Cidade Estrutural.

COMPATILHAR: