O Gol, da Volkswagen continua sendo o carro mais roubado/furtado do Brasil. Segundo a CNSEG (Confederação Nacional das Empresas de Seguros), entre janeiro e novembro de 2012 foram roubadas 39.350 unidades do modelo. É mais que o dobro do segundo veículo mais roubado do país, o Uno, que teve 18.727 furtos registrados no período.
A preferência tem explicação: o Gol é o veículo mais vendido do Brasil há muitos anos, o que aumenta a quantidade de unidades circulando pelas ruas brasileiras à disposição dos ladrões. Também por conta da sua popularidade, o Gol acabou ajudando a criar um mercado de peças roubadas atraente para os bandidos.
Junto com o Gol, outros modelos de carros populares também aparecem na lista dos carros mais roubados/furtados do Brasil. O Uno e o Palio, da Fiat, são o segundo e terceiro modelos mais queridinhos dos ladrões. Seguidos pelo Corsa e Celta, ambos da GM.
Assim como no ano passado, carros antigos como o Monza, da GM, e o Fusca, da Volkswagen, voltam a aparecer entre os dez mais desejados dos bandidos. Ambos são carros que têm uma frota representativa, mas não dispõem de um bom mercado de peças, o que abre brechas para o mercado negro.
Segundo a CNSEG, o número de carros roubados ou furtados registrou uma leve queda este ano. Enquanto em 2011 foram 237.546 veículos roubados, em 2012 o número caiu para 233.159.

COMPATILHAR: