O Vestibular 2013 do Centro Universitário de Formiga será realizado no dia 25 de novembro. Serão oferecidos 23 cursos, com duas novas opções: engenharia química e curso superior de tecnologia em marketing.
Além de oferecer ensino de qualidade e uma estrutura física diferenciada, o Unifor dispõe de vários benefícios para quem deseja fazer parte do ensino superior e alcançar qualificação profissional para o ingresso no mercado de trabalho.
Os acadêmicos contam com a ajuda da instituição para concluir os estudos por meio das seguintes bolsas de estudo: Bolsa Social, Bolsa de Estudo do Artigo 93 do Estatuto da Fundação Educacional Comunitária Formiguense (Fuom), Programa Amigos do Bairro, Bolsa Licenciatura, Monitorias, Estágios Internos, Estágios Externos, Desconto Elemento de Ligação e o Fies.
Bolsa Social
No caso da Bolsa Social, todos os candidatos ao Vestibular do Unifor podem se inscrever no projeto. Após a aprovação no processo seletivo, os inscritos devem apresentar a documentação solicitada, quando passam por uma entrevista e análise dos documentos. Caso seja aprovado, o aluno recebe 25% de desconto em todas as mensalidades do curso. Mais de 1.700 bolsas são distribuídas pelo Unifor por meio desse projeto.
Bolsa de Estudo do Artigo 93 do Estatuto da Fuom
A Bolsa de Estudo do Artigo 93 do Estatuto da Fundação Educacional Comunitária Formiguense é destinada aos alunos devidamente classificados em processo seletivo realizado para essa finalidade.
Para a concessão da bolsa por meio do Artigo 93, o aluno deverá, obrigatoriamente, inscrever-se no projeto de Bolsa Social; ser devidamente classificado no referido projeto e protocolar requerimento na Reitoria, dirigido ao Conselho Superior de Normas e Diretrizes, para fins de obtenção da Bolsa do Artigo 93.
Os alunos que possuem qualquer outro benefício concedido pela Fuom poderão requerer a bolsa referente ao Artigo 93. No entanto, a classificação importa em renúncia à Bolsa Social, bem como a quaisquer outros benefícios, diretos ou indiretos, concedidos pela Fuom.
Programa Amigos do Bairro
O Programa Amigos do Bairro tem a parceria das associações de bairro e entidades de Formiga e da região que possuem convênio com o Unifor. Os parceiros apresentam à Instituição projetos de extensão, que devem ter como objetivo garantir uma melhor assistência aos moradores e atuação prática dos alunos.
Após avaliados e selecionados pelo Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Educação a Distância (Cepep) do Unifor, os projetos são desenvolvidos com a colaboração dos acadêmicos. Para participar do processo, o estudante passa por uma seleção. Se incluído no projeto, o aluno recebe 45% de desconto nas mensalidades. Em contrapartida, realiza um trabalho junto à comunidade durante 20 horas semanais.
Bolsa Licenciatura
Como incentivo à formação de professores e para contribuir com o crescimento dos cidadãos e do país, o Unifor desenvolve o projeto Bolsa Licenciatura. Todos os alunos matriculados nos cursos de licenciatura do Unifor recebem, automaticamente, uma bolsa de 25% em todas as mensalidades, exceto rematrículas. O Centro Universitário oferece licenciatura em: ciências biológicas, educação física, letras (português/inglês e português/espanhol), pedagogia e química.
Monitorias
O Unifor também conta com várias monitorias: o pedido para a atuação de monitores é feito pelas coordenações de cursos. Após aprovado, um edital específico é publicado nos painéis, salas de aula, site do Unifor e endereço eletrônico das coordenações de cursos.
Para participar da seleção, o aluno precisa se adequar às especificações do edital. são realizadas avaliações escritas e orais. Se o acadêmico for aprovado, ele recebe 50% de desconto nas mensalidades, para atuar durante 20 horas por semana na Instituição. Os acadêmicos desenvolvem atividades designadas pelo coordenador do curso. Além disso, o monitor recebe R$50 de auxílio-transporte.
Estágios Internos
Os alunos do Unifor também podem realizar estágios internos no Unifor. Quando há vagas para os alunos matriculados nos cursos de graduação atuarem nos diversos departamentos da Instituição, o Núcleo de Estágios faz a divulgação nos painéis, salas de aula, site e endereço eletrônico das coordenações de cursos.
Os estagiários internos desenvolvem atividades ligadas à sua área de formação, colaborando, diretamente, com o funcionamento do Centro Universitário. Os alunos que fazem estágio interno recebem uma bolsa de 50% de desconto nas mensalidades e atuam durante 25 horas por semana na Instituição e também recebem R$50 de auxílio-transporte.
Estágios externos
Com relação aos estágios externos, o Unifor tem diversas parcerias com prefeituras, empresas e entidades de Formiga e região. Quando há vagas de estágio, a parte concedente entra em contato com o Núcleo de Estágios e a publicação também é feita nos painéis, salas de aula, site da Instituição e endereço eletrônico das coordenações de cursos.
Nesse caso, o acadêmico desenvolve ações ligadas à sua área de formação, colocando em prática a teoria vista durante as aulas. O valor da bolsa é combinado entre a parte concedente e o aluno, que desenvolve um trabalho de, no máximo, seis horas diárias, sem ultrapassar a jornada de 30 horas semanais.
Desconto Elemento de Ligação
O aluno já matriculado atua em sua cidade, no intuito de buscar, junto à sua comunidade e escolas locais, alunos interessados em participar do Processo Seletivo para os cursos de graduação oferecidos pelo Unifor. Em razão da participação no projeto, o aluno receberá descontos em suas mensalidades proporcionais ao número de alunos/candidatos indicados por ele que tenham sido efetivamente matriculados.
Fies
O Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior) é um programa do governo federal destinado à concessão de financiamento aos estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos. Podem se inscrever todos os estudantes matriculados nesses cursos, desde que a Instituição de Ensino Superior tenha limite financeiro disponível.
Não podem se inscrever no Fies os estudantes que têm a matrícula trancada, os que já tenham sido contemplados com o benefício do financiamento estudantil, alunos que estiverem inadimplentes com o programa de crédito educativo e aqueles que a renda mensal bruta seja superior a 20 salários mínimos.
Sobre a exigência do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para conseguir o Fies, o coordenador do NAEC (Núcleo de Apoio ao Estudante e à Comunidade), Luiz Flávio de Faria, ressaltou que os estudantes que tiverem concluído o Ensino Médio a partir de 2010 terão que ter participado de alguma edição (de 2010 ou posterior) do Enem.
A taxa de juros efetiva do Fies é de 3,4% ao ano. O percentual mínimo de financiamento é de 50% e o máximo de 100%, dependendo da renda do grupo familiar.
Em relação aos fiadores, o coordenador do NAEC ressalta que há três tipos de fiança: a primeira é a convencional, que o aluno precisa arrumar um fiador com renda que seja, no mínimo, o dobro da mensalidade escolar; a segunda é a fiança solidária, que é formada por um grupo de três a cinco alunos que serão fiadores entre si, e a terceira é o fundo garantidor, que é um fundo formado pelo MEC (Ministério da Educação) com a participação da Instituição, no qual o aluno que tenha renda bruta de até um salário e meio por pessoa da família pode participar.
As inscrições para o Fies podem ser feitas pelo sistema eletrônico desenvolvido pelo MEC e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): www.mec.gov.br.
Confira os regulamentos e a documentação necessária para cada projeto de bolsa de estudo no site www.uniformg.edu. Mais informações no NAEC pelo telefone 3329-1442, no Núcleo de Estágios pelo 3329-1462 ou pelo 0800 283 0494.

COMPATILHAR: