Nesta sexta-feira (20), comemora-se em todo país o Dia Nacional da Consciência Negra. Para fazer menção à data e apresentar o desejo de reativação do Conselho da Igualdade Racial de Formiga, Aparecida Mirtes da Silva e José Antônio Firme estiveram presentes na reunião do Legislativo dessa semana, fazendo uso da Tribuna do Povo.

Para o desenvolvimento de ações que resgatem e valorizem em Formiga a cultura afrodescendente, o desejo dos então integrantes do Conselho Municipal da Igualdade Racial é voltar a colocá-lo em funcionamento. “Em breve o secretário deverá mandar para a Casa um projeto de lei que reative o conselho”, comentou José Antônio Firme, que já esteve à frente do conselho na gestão passada, quando foram realizados vários eventos.

Em sua fala, Mirtes explanou sobre a importância da igualdade racial e deu detalhes da história da luta pela igualdade das raças no país. Falou ainda sobre o Estatuto da Igualdade Social, criado por meio da lei 12.288 de 2010 que, ao completar 5 anos de vigência, mantém o desafio de acabar com a desigualdade, com o racismo e a discriminação.

José Antônio falou sobre a importância desse estatuto e de leis que promovam sempre a igualdade e o respeito pela cultura da matriz africana e ilustrou com um vídeo sonorizado com uma canção na língua ioruba, um pouco dessa cultura.

Em suas falas, todos os vereadores parabenizaram José Antônio e Mirtes pela presença e pelas falas e apoiaram a necessidade de retomada do conselho e de ações que cessem com o preconceito e a discriminação não apenas em questões de raça, mas ainda religiosas, políticas, culturais.

Dia Nacional

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia  Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.

Origem do Dia Nacional da Consciência Negra

 

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.

 

jose firme site

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: