O Conselho Municipal de Cultura de Formiga (Comcult) realizou a primeira reunião ordinária nessa quinta-feira (26), na sede da Secretaria Municipal de Cultura.

Durante o encontro, os membros colocaram em pauta diversos temas, sendo eles: a composição do Comcult e suas principais atribuições, sobre a gestão do Fundo Municipal de Cultura e a proposição para a criação do “Calendário de Eventos” para o próximo ano.

Os conselheiros também discutiram sobre a elaboração do Regimento Interno do Conselho, uma vez que o documento ainda não existe, pois o órgão foi criado recentemente.

Estiveram presentes os conselheiros Alex Arouca, Heloisa Pinheiro, Gervano de Araújo, Itamar da Silva, Ivar Salviano,  Wilson Alves Figueira, Brás Júnior, Erika Brisda. Lilian Lara, Vanderlane Silva, Leandro Fernandes Lima e Idelmar Valadão (Mestre Grande).

Comcult

O Conselho Municipal de Cultura de Formiga foi criado por meio da Lei nº 5.610, de 28 de abril de 2021. Juntamente com o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural – Compac, e da Secretaria Municipal de Cultura, o Comcult compõe o “Sistema Municipal de Cultura no âmbito do Município de Formiga”, criado pela mesma Lei.

Trata-se de um órgão paritário, com representantes do Poder Público (Executivo e Legislativo) e da Sociedade Civil dos seguintes setores culturais: Artes Cênicas (teatro, dança, capoeira e congêneres); Artes Visuais (artes plásticas, artesanato, fotografia, artes gráficas e congêneres); Música; Literatura; e das Associações de Congado ou Folia.

Com o objetivo de se elaborar o “Plano Municipal de Cultura”, em breve, terá início uma programação para o estabelecimento de uma Conferência Municipal de Cultura, com a participação de todos os órgãos que o integram.

Fonte: Decom

COMPARTILHAR: