O Conselho Municipal de Saúde apresentou nessa terça-feira (10) o manual de Procedimento Operacional Padrão (POP), material necessário para que seja concluída a transição do Pronto Atendimento Municipal (PAM) para Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A reunião ocorreu no plenário da Câmara Municipal e a apresentação foi realizada pelo diretor técnico do PAM, Weyndersohn da Silva Fonseca. De acordo com o profissional, com a sua adoção do POP, os procedimentos na unidade serão padronizados, o que possibilitará um melhor atendimento para os pacientes e até maior economia para o município.

“A criação desse manual é um dos requisitos necessários para que o município seja contemplado com a transição de PAM para UPA, mudança que só trará benefícios para o cidadão formiguense”, explicou Weyndersohn. Ele contou ainda que a transição está em fase final e que logo Formiga poderá comemorar mais essa vitória.

 

Ouvidoria

Também foi apresentado na reunião o plano de trabalho da Ouvidoria Municipal do SUS.

A apresentação ficou a cargo do ouvidor do SUS da Secretaria Municipal de Saúde, Fabricio Paim, que apresentou o plano de trabalho do setor para os próximos anos. Segundo ele, a intenção é adequar a Ouvidoria do SUS de Formiga às normas estipuladas pela Secretaria de Estado de Saúde. Além disso, de acordo com o ouvidor, o plano visa melhorar o tempo de resposta às demandas, promover uma maior divulgação do serviço, facilitar o acesso do usuário, entre outras coisas.

“Nosso objetivo é melhorar o plano de trabalho aprimorando as metas com o intuito de atender melhor os usuários SUS, buscando o estreitamento da relação entre o cidadão e a Gestão”, disse.

Reclamações, sugestões, pedidos de informação e elogios podem ser feitos pelos telefones 3329-1152 ou 136 ou pessoalmente na sede da Secretaria Municipal de Saúde, à rua Doutor Teixeira Soares, 264.

COMPATILHAR: