O Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) realiza neste sábado e domingo (18 e 19) um trabalho de conscientização a respeito da poluição sonora. O tema é ?O que os olhos não vêem, os ouvidos sentem?.
De acordo com o presidente do conselho, Leonardo Almeida, a ação ocorrerá no sábado pela manhã no centro da cidade. O local ainda deve ser definido, ou em frente ao Banco do Brasil ou frente ao Banco Santander (antigo Banco Real). No domingo, a conscientização ocorre no Posto Policial, em Furnastur.
Os membros do Consep estarão nos locais com faixas, panfletos e bótons. ?Essa campanha foi aprovada pelo conselho, mas não estávamos conseguindo deflagrá-la. Essa campanha decorre em relação a reclamações que recebemos sobre o tráfego e a perturbação de sossego. São as duas mais populares e a segurança pública tem que buscar a paz social. Vamos conscientizar sobre as consequências dessa poluição sonora?.
De acordo com Leonardo Almeida, o objetivo é orientar a população acerca dos prejuízos causados pelo som alto à saúde. ?Isso provoca uma comoção social e traz prejuízos nos relacionamentos. A pessoa se sente mesmo agredida quando se sente incomodada. É preciso essa conscientização da população para uma cidade mais limpa, evitar a produção de ruídos.
Pelo fato de a ação ser realizada nos dias do Carnaval, o presidente do Consep disse que a data foi uma coincidência. ?Ao mesmo tempo será uma oportunidade, um contra peso, pois existe uma tendência em época de festividades a abusar mais em relação à poluição sonora?.
A campanha será mais bem elaborada e vai continuar. ?Vamos dar continuidade aos trabalhos. Neste primeiro momento vamos colocar dez faixas em pontos estratégicos como no centro, em Furnastur e em alguns bairros?, disse.

COMPATILHAR: