O Vox Patris, considerado o maior sino que badala no mundo, deve chegar antes do previsto em Goiás, após evento ser cancelado em Brasília (DF). Ao chegar ao Brasil, a rota do sino por terra começou em Santos (SP), onde foi recepcionado com uma missa na Catedral Diocesana de Santos e abençoado pelo bispo Dom Tarcísio Scaramussa, seguindo caminho até Trindade (GO).
Segundo comunicado do Santuário Basílica Divino Pai Eterno, o evento marcado para acontecer em Brasília foi cancelado por conta dos ajustes necessários no cronograma e por conta das incertezas quanto às datas, além de coincidir com outros eventos marcados na capital federal. Ainda dois sinos menores também estão a caminho de Trindade e chegam na cidade da fé nesta segunda-feira (26), informou assessoria do Santuário.
Fabricado na Polônia, o sino de 55 toneladas chegou no Porto de Santos no dia 17 de maio e deve passar pelas cidades mineiras: Pouso Alegre, Formiga, Carmo da Cachoeira e Lagoa Grande. A previsão é de que o sino passe ainda por Luziânia (GO), e Goiânia antes de chegar em Trindade.
Confira a rota do sino Vox Patris:
• 26/05: Formiga (MG)
• 27/05: Carmo da Cachoeira (MG)
• 28/05: Lagoa Grande (MG)
• 29/05: Luziânia (GO)
• 30/05: Goiânia (GO)
• 01/06: Trindade (GO)
• 02/06: Obra do Santuário do Divino Pai Eterno
No dia 1º de junho, a partir das 13h30, está marcada uma carreata, começando no trevo do Padre Pelágio em Goiânia em direção à Trindade, pela GO-060, a Rodovia da Fé. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), serão disponibilizadas equipes de Goiás para acompanhar o trajeto desde a saída do Vox Patris do Distrito Federal.
História do sino
Com 4 metros de altura e 55 toneladas, o Vox Patris é o maior sino que badala no mundo, de acordo com fabricante. O nome Vox Patris significa, na tradução para o português, Voz do Pai. Nele, há gravuras que narram a história da Romaria do Divino Pai Eterno, iniciada em 1840, quando o casal de agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa encontraram um medalhão e começaram a rezar o terço, aos sábados, em sua casa, junto dos vizinhos.
Toda a arte do sino foi criada pelo artista plástico goiano Silvio Morais. As imagens feitas pelo artista contam a história desde o encontro do medalhão pelo casal retratado de forma simples, com características de lavradores e moradores do sertão, até a construção da Basílica.
Fonte: Por Tatiane Barbosa-G1