A greve da Santa Casa de Caridade de Formiga foi interrompida no dia 15 de maio, após 21 dias de duração. Porém, ainda não se chegou a um acordo e as negociações continuam.
Nesta segunda-feira (25), foi realizada uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho, em Belo Horizonte. Depois de quatro horas e meia de negociação, chegou-se ao seguinte pré – acordo, conforme informou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços da Saúde de Formiga, Paulo José de Oliveira:
01 – Será instituída uma Comissão Paritária de três membros escolhidos entre cinco indicados por cada parte, com a função de encontrar conjuntamente caminhos para diminuir o déficit atual da Santa Casa e fechar o acordo até o dia 30 de junho de 2009;
02 – Garantia de estabilidade aos empregados que aderiram à greve por 60 dias, a partir da presente data, com ausência de qualquer retaliação;
03 – Abono de 3,5% referente ao mês de junho, com posterior incorporação, condicionada a se chegar a um Acordo Coletivo completo até 30 de junho, via trabalho da Comissão Paritária;
04 – Incorporação na negociação de todas as cláusulas já ajustadas no último dia 27 de março;
05 – Não haverá desconto dos dias de greve no mês de maio de 2009, caso a comissão consiga lograr êxito no acordo;
06 – O sindicato manterá o compromisso da interrupção do movimento grevista até 30 de junho;
07 – Após 30 de junho de 2009, as partes, então, peticionarão nos autos, informando da evolução da proposta e resultados da negociação.

As propostas acima apresentadas serão discutidas hoje (26) durante uma Assembléia Geral da categoria, quando os trabalhadores decidirão se aceitam ou não esses termos. Se aceitas as propostas, a greve estará interrompida até 30 de junho, que é o prazo final para o término da negociação. Se não forem aceitas, o movimento grevista poderá ser retomado ainda amanhã, como ressaltou Paulo José.

A audiência foi presidida pelo juiz José Eduardo de Resende Chaves Júnior, com a participação da representante do Ministério Público do Trabalho, Maria Amélia Bracks Duarte. Além do presidente do sindicato, Paulo José de Oliveira, participaram da audiência o vice – presidente Onofre José Silveira, a advogada Sandra Helena Lourenço e o advogado Renato Luiz Pereira. Representando a Santa Casa estiveram presentes o provedor Geraldo Magela Antunes Couto e os advogados Luiz Roberto Capistrano Costa e Silva e José de Castro Vieira Leão.

COMPATILHAR: