O coordenador do curso de fisioterapia do Unifor-MG, professor André Carvalho Costa, teve um resumo aceito para o 59º Congresso Brasileiro de Genética. O evento será realizado de 16 a 19 de setembro, em Águas de Lindóia (SP).
A apresentação do resumo será feita pela egressa do curso de ciências biológicas do Centro Universitário, Maria Cristina Barbosa, que cursa mestrado junto com André em ciências da saúde, na Universidade Federal de São João Del Rei, campus Divinópolis.
Segundo o professor, parte do trabalho corresponde aos resultados da dissertação de mestrado que ele está concluindo. O projeto foi realizado por um grupo de pesquisadores da UFSJ (Laboratório de Biologia Celular e Mutagênese, Laboratório de Bioquímica de Parasitos e Laboratório de Síntese Orgânica) e da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), financiado pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais).
Trata-se de uma pesquisa bastante complexa e promissora, que envolve a síntese, análise da citotoxicidade e mutagenicidade de análogos de alcalóides marinhos, com potencial antitumoral, antiparasitário e antibacteriano. A dissertação de André baseia-se na análise da mutagenicidade dessas moléculas.
O objetivo da pesquisa realizada foi o de avaliar os efeitos citotóxicos e a mutagenicidade dessas moléculas em células tumorais humanas. Os resultados obtidos, até o presente momento, são promissores e as moléculas pesquisadas apresentam potencial para ser agentes anticancerígenos. Estudos complementares ainda serão necessários para determinar se esses alcalóides poderão ser protótipos de novas drogas comercializadas para o tratamento do câncer.
Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA