A Copa de 2014 será o tema principal no primeiro dia de palestras da 3ª Edição do Salão Mineiro do Turismo. Especialistas, consultores e representantes governamentais apresentarão propostas de ações e o exemplo de outros países que foram sede do grande evento. O objetivo é preparar a comunidade mineira e todos os setores da cadeia econômica de prestação de serviços turísticos, para a realização do evento esportivo.
O seminário tem entrada gratuita e acontece nesta sexta-feira (16), a partir das 15h, no auditório Topázio, dentro das programações do Salão do Conhecimento, no Minascentro, em Belo Horizonte.
De acordo com a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, o seminário irá apresentar ?cases de sucesso? que demonstram como um destino turístico se beneficia com a realização de mega eventos. ?Esta é mais uma iniciativa para compreendermos a Copa do Mundo como a grande oportunidade de Minas Gerais se consolidar como um importante destino turístico internacional, antes, durante e pós a Copa 2014 ?, disse.
A secretária Érica Drumond dará início à programação com palestra sobre ?O Legado da Copa 2014 para o Turismo de Minas Gerais?. Em seguida, o alemão Axel Klingel, que participou do desenvolvimento e implantação de estratégias no setor turístico de Berlim para a Copa da Alemanha, faz uma palestra sobre ?Marketing Promocional?.
A terceira palestra do dia será o case de sucesso da ?Copa da Alemanha de 2006?, com o Diretor de Estratégias de Desenvolvimento e Gerente de Projetos do Berlin Tourism Marketing, Gerhard Buchholz. O especialista foi responsável pelas ações de marketing e operações no estádio olímpico de Berlim.
Na sequência, a diretora do Departamento de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo do Ministério do Turismo, Regina Cavalcante, fala sobre ?Qualificação de Serviços Turísticos para a Copa 2014?.
Em seguida, o diretor de Turismo de Negócios e Eventos da Embratur, Marcelo Pedroso, apresenta as ?Estratégias de Promoção Internacional do Brasil?, previstas no Plano Aquarela 2020, em função do mundial. Pedroso também fará uma apresentação do Plano Aquarela 2020. Após Marcelo Pedroso, o presidente do Comitê Executivo Municipal Copa 2014, Tiago Lacerda, vai falar sobre ?Belo Horizonte na Copa?.
E, finalizando a série de palestras do dia, o representante do Escritório de Gerenciamento ? EGP ? do Projeto Copa do Mundo FIFA 2014 do Governo de Minas, Fernando Ladeira, fará uma apresentação do ?Plano de Ações do Governo do Estado? para o grande evento esportivo.
Inovações Tecnológicas
No dia seguinte, sábado (17), o tema central do Salão do Conhecimento, será Inovações Tecnológicas e Tendências no Turismo. A série de palestras tem início às 10h e término às 17h.
A primeira palestra do dia será com o técnico da Organização Mundial do Turismo, Luca Mannocchi, que vai falar sobre ?Atividades de Formação Aplicadas a Assistência de Desenvolvimento do Turismo?.
O público ainda poderá se informar sobre outros temas referentes ao setor turístico, tais como: Aeroporto Internacional Tancredo Neves ? novo master plan, Redes Sociais no Setor do Turismo; Inovações e Tendências no Turismo Contemporâneo; A importância do Turismo Gastronômico; Circuito Cultural Praça da Liberdade; 65 Destinos Indutores Brasileiros e o Papel do Conselho Estadual de Turismo nas Políticas Estaduais do Turismo.
Mini-Cursos e Clínica Tecnológica
Durante os três dias do Salão Mineiro do Turismo, também no Salão do Conhecimento, haverá mini-cursos sobre Marketing de Destinos, Desenvolvimento de Produtos Turísticos, Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Envolvimento das Comunidades no Contexto do Desenvolvimento Turístico.
O Salão Mineiro do Turismo reservou um espaço para as Clínicas Tecnológicas do Sebrae-MG. O interessado pode escolher entre os temas: Plano de Negócios, Empreendedor Individual, Organização de Eventos e Atendimento a Clientes.
Toda a programação do Salão Mineiro do Turismo é gratuita. Com exceção das palestras sobre a Copa 2014, que serão abertas ao público sem credenciamento prévio, os interessados em participar dos mini-cursos e seminários do Salão do Conhecimento devem fazer inscrição antecipada no site: www.salaominieirodoturismo.com.br/salaodoconhecimento.html
Já os interessados em participar das Clínicas Tecnológicas também devem fazer inscrição antecipada pelo telefone 0800 570 0800.
Salão Mineiro do Turismo
A 3ª edição do Salão Mineiro do Turismo acontece nos dias 16, 17 e 18, no Minascentro, em Belo Horizonte. A iniciativa conta com a parceria com o Ministério do Turismo e Sebrae-MG. Com o slogan ?Descubra novos lugares – Descubra grandes oportunidades?, o evento faz um convite para que o mineiro conheça os atrativos turísticos do Estado.
Mais informações pelo site www.salaomineirodoturismo.com.br

COMPATILHAR: