Em turnê pelos Estados Unidos e Brasil o coral de crianças africanas ?Watoto? se apresentou no templo sede da Igreja Batista Vale das Bênçãos, em Formiga, na terça-feira (9).
Cerca de três mil pessoas de diferentes credos prestigiaram o evento e se comoveram com os depoimentos que as crianças contaram e cantaram sobre suas vidas.
Por meio das músicas e das danças gospel e africana, os integrantes do coral atuam como embaixadores para chamar a atenção para a condição das crianças órfãs e vulneráveis da África.
O coral é formado por vinte órfãos cujos pais morreram em decorrência da guerra civil ou da epidemia de aids, em Kampala, na Uganda.
Eles viajam acompanhados por uma equipe responsável pela regência, cuidados com som e imagem,tarefas distribuídas entre eles, horários de estudo (durante as turnês as crianças recebem aulas particulares, pois não têm tempo para frequentar uma escola) e também uma intérprete, que no caso desta turnê fica sob a responsabilidade de Nathália August. ?Minha tarefa com eles é acompanhá-los nas viagens, facilitar a comunicação, pois eles falam apenas inglês, e ajudar nas tarefas de organização em cada igreja em que vão se apresentar?, disse a intérprete.
Os adultos que participam do coral fazem parte do ministério da Igreja Watoto em Uganda. Franelly Isubuga explicou, ?somos praticamente os pais deles. Por isto estamos juntos nas turnês. Eles se sentem muito seguros. Na comunidade existe muito trabalho, pois é muita gente que precisa ser assistida e apadrinhada. Atualmente o projeto Watoto cuida de aproximadamente três mil crianças, cerca de 200 bebês recolhidos nas latas de lixo ou órfãos e 22 mulheres com aids?, conta o africano.
A experiência das turnês propicia às crianças segurança e coragem, ajudando-as a enfrentar suas próprias situações de tristeza e desamparo, visto que independente da perda dos pais todas encontraram uma nova família e hoje vivem muito felizes, como explicam as crianças Maria e Joel.?Nós não íamos à escola, não tínhamos nada, o que comer, onde dormir, o que vestir, não tínhamos um teto seguro. E foi aí que Deus nos deu o Watoto. Hoje temos tudo isso. O Watoto cuida de nós, quando amamos uns aos outros amamos a Deus?.
No final da apresentação um aglomerado de pessoas disputava um lugar para registrar fotos com o grupo.
Segundo o presidente da Igreja Vale das Bênçãos, pastor Alvim Silva, foram momentos de muita emoção, vividos pelas pessoas que estiveram no evento. ?Este evento teve vários fatores importantes não só para a nossa igreja, mas também para a cidade. O primeiro deles é que para os membros foi um intercâmbio com povos de outras culturas. O segundo fator foi para inspirar a nossa igreja e fortalecê-la no hábito do trabalho social, pois estas crianças são órfãs de uma igreja na África que cuidam de outras crianças. Aqui, nós temos o Projeto Transformação de Bairros que faz um trabalho parecido?.
O pastor falou ainda sobre a importância da ?Vale das Bênçãos? no contexto das igrejas evangélicas do Brasil. ?O que acontece nas grandes capitais também está aqui. Vale ressaltar que o que mais nos emociona nessas crianças é que mesmo tendo um passado triste e violento elas são portadoras de uma felicidade sem limite?, explica Alvim.
As crianças do Watoto chegaram no Brasil dia 19 de março e começaram a turnê no dia 22. Elas estão percorrendo algumas cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Belo Horizonte e Paraná. O grupo ainda ficará no Brasil por três semanas
O Projeto Watoto
O projeto Assistência às Crianças Watoto foi criado em 1994 por Gary e Marilyn Skinner, envolvendo-se no resgate de crianças de Uganda que ficaram órfãs em decorrência das guerras e da epidemia aids.
A visão e a missão do Watoto são apresentadas por meio da música e da dança e resultam na fusão do gospel contemporâneo e o ritmo tradicional africano. Além de divulgarem o projeto Watoto, as crianças do coral levam um pouco do ritmo de Uganda ao mundo.
O projeto viaja internacionalmente desde 1994 pela causa de aproximadamente 50 milhões de crianças africanas que convivem com a pobreza, a guerra e a aids, passando mensagens ligadas a Deus.
O objetivo do projeto Watoto é levar por meio da música, dança e suas histórias os problemas sociais e econômicos da África, chamando a atenção para a situação de crianças órfãs do país. As viagens são pagas com a venda de artesanatos, camisas e CD?s. São assistidas aproximadamente 1700 crianças.
Para saber mais sobre o Watoto e como apadrinhar uma criança acesse:
http://www.watoto.com/brasil/mais/#.UWXxq6I3vIM

COMPATILHAR: