Serra da Saudade, o menor município do país desde 2013 e com 781 habitantes, conforme dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou os primeiros quatro casos de Covid-19 em uma mesma família.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, nessa segunda-feira (20) foram realizados testes rápidos em um casal de aposentados, a filha deles e um neto. Todos seguem assintomáticos e cumprindo o período de isolamento domiciliar. Outras suspeitas da doença já tinham sido descartadas.

Conforme o secretário de Saúde Amarildo Fernandes, no fim de semana a equipe da pasta tomou conhecimento de que uma das filhas do casal de idosos, que mora em Dores do Indaiá, foi a Serra da Saudade e após a visita ela testou positivo para a Covid-19. As idades dos pacientes não foram informadas .

“Tomamos conhecimento neste fim de semana de que há cerca de 10 dias a filha desse casal visitou a família e que ela havia testado positivo. De imediato enviamos uma pessoa da nossa unidade de saúde na casa da família para realizar o teste. Para a nossa surpresa os quatro que moram na mesma casa testaram positivo. Não me recordo das idades ao certo, mas são dois idosos, um jovem de cerca de 25 anos, que é o neto, e uma filha do casal, de cerca de 40 anos”, contou Amarildo.

O secretário afirmou que a família em Serra da Saudade não teve contato com outros moradores desde a visita da filha, mesmo durante o período em que ela não sabia que estava com o coronavírus.

Coronavírus

Na cidade, a praça central é o ponto de encontro da população. Por lá, antes da pandemia, era comum ver pequenos grupos aglomerados em rodas de conversas durante o dia.

No entanto, desde março quando o vírus começou a fazer vítimas por todo país, quatro notificações de casos suspeitos da Covid-19 foram registradas na cidade. Todas as notificações foram descartadas pela Secretaria de Saúde, mas o susto deixou a cidade ainda mais deserta. Diante da cobrança incisiva das autoridades sanitárias, os moradores estão cada vez mais reclusos.

Medidas de prevenção

Em Serra da Saudade, a ausência de estabelecimentos comerciais é uma realidade constante. Os remédios são vendidos nos armazéns porque na cidade não existe farmácia. Só existem dois mercados para compras e, além deles, uma pequena loja de roupas.

O transporte coletivo dentro da cidade não é necessário, pois o município conta com apenas cinco ruas. O transporte intermunicipal também não é um serviço prestado à população. Tudo isso faz com que seja baixa a passagem de pessoas por Serra da Saudade.

Ainda assim, duas barreiras sanitárias funcionam diariamente com distribuição de álcool, máscaras e aferição de temperatura das pessoas que entram na cidade. A Prefeitura também colocou nas ruas dois fiscais que estão por conta de orientar e chamar atenção de quem estiver sem a máscara de proteção.

Fonte: G1

COMPATILHAR: