Um decreto que flexibiliza atividades econômicas em Piumhi foi publicado na quarta-feira (10). O documento prevê o atendimento presencial em restaurantes, lanchonetes e bares, a abertura do comércio no sábado e o funcionamento das academias, dos clubes e associações esportivas, clubes de tiros, autoescolas e atividades educacionais extracurriculares.

De acordo com o texto, os restaurantes, lanchonetes, bares e sorveterias e trailers poderão funcionar com atendimento presencial até 21h. Após este horário o atendimento será com entregas em domicílio ou disponibilização para retirada no local devendo cumprir os seguintes requisitos específicos:

Disponibilizar funcionário, devidamente paramentado para o controle de entrada e saída de clientes, organização e distanciamento de pessoas em fila.
Adotar o uso de menus e ou cardápios descartáveis ou com possibilidade de desinfecção ante da entrega aos clientes.
Promover a higienização apropriada e frequente dos pisos e superfícies, inclusive bancadas, mesas e cadeiras.
Limitar a ocupação a, no máximo, 15 mesas de até quatro lugares, observando o distanciamento de dois metros.
Proibição de utilização de buffet, de sistema de rodízio e de autosserviço devendo ser utilizado o sistema à La Carte.
Outras atividades
O comércio em geral e prestadores de serviço poderão funcionar, além das 6h às 18h de segunda a sexta, no sábado das 6h às 14h preferencialmente por meio de aplicativos, internet, telefone, e o atendimento presencial desde que respeitando o limite máximo de três clientes por loja.

Segundo o decreto, as academias poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h. O atendimento deve ser de grupos com, no máximo, cinco alunos, desde que o espeço permita distanciamento de 2m entre eles. As aulas devem ser, no máximo, de 1h e é imprescindível, a cada intervalo, a higienização do ambiente, proibido o atendimento a pessoas do grupo de risco.

Os clubes e associações esportivas poderão funcionar para atividades de caminhada. O decreto também autoriza o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e academias localizadas dentro dos clubes. No entanto, o acesso às piscinas, quiosques, churrasqueiras, parquinhos, quadras, saunas ou qualquer espaço de lazer dos clubes segue vetado.

Clubes e escolas de tiro desportivo poderão funcionar obedecendo as regras de etiqueta respiratória e distanciamento de 2m entre os presentes com horário de 9h às 16h, somente aos sábados.

Os Centros de Formação de Condutores e autoescolas, quando não possível o ensino à distância, poderão atender os alunos em aulas presenciais de segunda a sexta das 6h às 20h. Na aulas práticas, o veículo deverá ser higienizado entre os intervalos.

As atividades educacionais extracurriculares (cursos de inglês, informática, aulas particulares, etc) poderão ser realizadas.

No dois casos, para o funcionamento, de acordo com o decreto, deverá ser disponibilizado álcool em gel na entrada do ambiente. Também determina o uso de máscaras por todos os alunos e distanciamento de 2m entre eles. Os presentes poderão ocupar até 50% da locação do espaço, limitado a 10 pessoas, desde que seja possível atender as condições de distanciamento.

Matéria G1

COMPATILHAR: