O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros de Formiga realizaram na sexta-feira (28), um workshop de integração de ações para potencializar atendimentos de urgência e emergência envolvendo as duas equipes na região.

O evento foi iniciado com uma palestra sobre valorização da vida, mediada por uma psicóloga da corporação militar, em seguida, outro palestrante abordou companheirismo e ética voltado para o trabalho em equipe, além de um debate entre os profissionais e um simulado de atendimento em que bombeiros e Samu trabalharam juntos.

“Achei interessante que o enfoque do evento foi totalmente diferente. Foi abordada a ética, o atendimento em conjunto, companheirismo. Ou seja, coisas múltiplas para mostrar que não tem desunião e sim união e parceria entre as duas equipes. Essa mentalidade tem que ser criada desde já. Foi reforçado o fator psicológico, e é muito importante, pois, afinal, todos nós temos desequilíbrios e, por isso, é sempre bom lembrar que quando estamos em grupo somos mais fortes, somos como uma manada de elefantes. Não tem quem segure”, avaliou o médico do Samu, Luiz Nazareno.

O workshop ocorreu das 13h às 18h30, no 5° Pelotão de Bombeiros Militar. Elaborada pelas duas equipes, a ação buscou aprimorar técnicas conjuntas, como reforça o tenente do Corpo de Bombeiros, Mateus Cunha.

“Nossa intenção é sermos efetivos. Temos recursos e capacidade de prestar um bom serviço à população, mas se não houver planejamento e uma boa coordenação, nada disso vai ser importante”, disse Mateus.

A enfermeira Marilene de Fariajá trabalhou no Samu do Sul de Minas e hoje integra a equipe no Centro-Oeste. De acordo com avaliação e experiência que tem de outros atendimentos, é preciso integrar constantemente as ações, no intuito de somar esforços a favor da comunidade. “Quando estamos em uma ocorrência e chegam os bombeiros sabemos que chegam braços e braços significam forças a mais. É isso que precisamos constantemente, somar forças, esforços e saberes. Tem que ser um movimento constante, afinal, trata-sede instituições importantes com responsabilidades diferentes. Quanto mais integradas estiverem essas forças, melhores serão os resultados”, pontuou.

Para o tenente Cunha a atuação do Samu em Formiga tem garantido maior assistência às vítimas e com uma breve avaliação, ele ressalta ganhos logísticos e tecnológicos com o Serviço na região. “A gente observa pelas estatísticas, pelo menos empiricamente, que o número de ocorrências que não conseguíamos atender em função da nossa disponibilidade de recursos já caiu muito. A nossa demanda pré-hospitalar já ficou uma demanda mais fácil de ser controlada. A qualidade de atendimento à vítima aumentou muito sem dúvidas”, destacou o militar.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Larissa Martins, reiterou que eventos como estes devem ser constantes. “A base para prestação de bons serviços é o treinamento. É exatamente o que contribui para qualidade na assistência à população”, finalizou.

Samu em Formiga

Desde o início dos trabalhos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, no dia 7 de junho, até sábado (29), foram feitos 292 atendimentos em Formiga. Destes, 88 ocorreram com auxílio de uma Unidade de Suporte Avançado (USA), tripulada por um médico, enfermeiro e um condutor socorrista e 204 atendimentos foram feitos pela Unidade de Suporte Básico (USB), tripulada por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista.

Os tipos de atendimentos que lideram o ranking são por causas clínicas. No município, foram 193 deste tipo e 82 por causas traumáticas. Ocorreram ainda oito atendimentos por causas obstétricas, quatro por causas pediátricas e cinco psiquiátricas.

No final do encontro as equipes participaram de um simulado (Foto: Divulgação Cisurg)

 

Fonte: Cisurg||

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