O corpo de uma pessoa foi encontrado praticamente intacto e com um documento de identidade em um dos bolsos, em Brumadinho.

Trata-se de um homem que foi achado na noite dessa quarta-feira (3), na área do Remanso 1. As informações foram divulgadas pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta (4).

De acordo com a corporação, a documentação encontrada com a vítima confere com um dos nomes da lista das pessoas ainda não encontradas. A vítima foi encaminhada para o IML de Belo Horizonte, onde a Polícia Civil fará a identificação. Esse procedimento consiste na confirmação se a identidade encontrada com a vítima pertence realmente a ela.

A vítima foi encontrada cinco meses após a tragédia em Brumadinho. O último boletim quanto ao número de desaparecidos e de óbitos confirmados foi publicado pela Defesa Civil de Minas Gerais ainda em 5 de junho, às 15h30. De lá para cá, nada havia mudado e, com isso, 24 pessoas permaneciam desaparecidas sob o mar de lama. 

Diante da vítima encontrada nesta semana, o número de desaparecidos cai para 23 e o de óbitos confirmados sobe para 247. Outras 395 pessoas foram localizadas. Mesmo 160 dias após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, os bombeiros continuam ininterruptamente os trabalhos nas regiões destruídas pela onda de rejeitos.

Outro caso

Esta não é a primeira vez que um corpo praticamente é encontrado muito tempo depois após a tragédia. No domingo de Páscoa, comemorado em 21 de abril, uma vítima foi achada em meio a lama nas mesmas condições. 

Conservação

O que pode ter permitido que os corpos sejam encontrados praticamente intactos é o efeito do solo. “O corpo provavelmente sofreu um processo transformativo chamado ‘saponificação’. Acontece em solos úmidos e argilosos. É como se o corpo virasse um sabão. Fica conservado dentro do próprio solo”, explica Ivan Dieb Miziara, presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (ABMLPM) e professor de medicina legal da Universidade de São Paulo (USP).

 

 

 

Fonte: O Tempo Online||

COMPATILHAR: