Teve início na segunda-feira (13), uma campanha do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) contra o desperdício de água em Córrego Fundo. A campanha está sendo divulgada pela autarquia visando economizar a água na cidade para que os munícipes não precisem ter o abastecimento interrompido pela falta de água.

O diretor do Saae, José Mendes da Silveira, comentou que a razão para a campanha é que a longa estiagem está afetando a cidade e toda a região em relação ao abastecimento de água. ?Em Córrego Fundo, o abastecimento de água é feito pro meio de poços artesianos, que atendem a cidade e a zona rural. Com a estiagem, há sim riscos de que os poços sejam insuficientes, por isso é tão importante a colaboração de todos para que não falte água. Economizando, estamos prevenindo um problema que já afeta a tantas cidades da nossa região?, explicou.

Segundo José Mendes, não há um ponto específico que esteja mais crítico. ?As partes altas da cidade são as primeira a sofrerem o impacto, caso haja falta de água, porém, a situação atingiria a todo o município igualmente?.

Foram destacadas algumas ações que serão observadas pelos fiscais do Saae em toda a cidade, como: lavar as calçadas de residências e pontos comerciais; lavar carros, caminhões ou motocicletas; aguar as ruas; vazamentos em caixas d?água, torneiras e afins.

Dicas para economizar água e evitar o desperdício:

– Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada;
– Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;
– Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima;
– Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rápido;
– Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;
– Não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência;
– Entrar em contato com a companhia de água ao verificar vazamentos de água na rede externa;
– Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada;
– Reutilizar a água sempre que possível;
– Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas;
– Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;
– Lavar o carro com balde ao invés de mangueira;
– Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas;
– Tratar a água de piscinas para não precisar trocar com frequência. Outra dica é cobrir a piscina com lona, enquanto não ocorre o uso, para evitar a evaporação;

O Saae disponibilizou o seus telefones (37) 3322-9612 ou (37) 8827-0374 para denúncias de desperdício. Não será necessário se identificar. As denúncias também podem ser feitas na sede do SAAE, no endereço Av. Coronel José Justino, nº 138, centro de Córrego Fundo.

Este é o segundo alerta que o diretor da autarquia faz em relação ao desperdício de água na cidade. Em agosto deste ano, o José Mendes orientou a população para a economia de água e falou sobre a seca das nascentes de água e das cisternas no município.

COMPATILHAR: