A Prefeitura de Córrego Fundo conclui o Plano de Saneamento Básico no município. Com isso, na terça-feira (27), às 19h, será realizada a segunda e última consulta pública sobre o plano na cidade, na quadra do Cras (Centro de Referência em Assistência Social).
A administração municipal juntamente com a empresa de consultoria VM Engenharia apresentará as propostas, ações e obras no saneamento básico previsto para os próximos 20 anos.
O plano na cidade iniciou com a elaboração de um diagnóstico sobre a situação do saneamento básico local, contando com a primeira participação popular que aconteceu em 17 de julho do ano passado. Nesta primeira consulta houve a participação de 60 moradores que levaram informações sobre a situação do saneamento básico na cidade.
As informações foram acrescentadas ao plano destacando as devidas prioridades aos problemas mais evidentes no município. Após inclusão das informações, foi finalizada a etapa de diagnóstico e se iniciou a segunda etapa do Plano de Saneamento elaborando um panorama sobre o futuro crescimento da população de Córrego Fundo, vinculando as quatro áreas do saneamento: consumo de água, geração de esgoto, produção de lixo, e expansão da rede de drenagem para 20 anos.
A Secretaria de Saúde e de Obras, Meio Ambiente, Serviço e Regulação Urbana, juntamente com o Saae (Serviço de Água e Esgoto) da cidade convida toda a população para participar desta consulta pública que vai acontecer na próxima semana. De acordo com o diretor do Saae, José Mendes da Silveira, a participação da população é de extrema importância para o sucesso da conclusão do plano.
O Plano de Saneamento é uma ferramenta que mostra a realidade de cada município. Assim pode se planejar como esses serviços devem crescer, mostrando problemas e possíveis soluções o qual compreende todas as questões relacionadas ao abastecimento de água, esgoto sanitário, resíduos sólidos e drenagem nas cidades.