Conjuntamente à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, o município de Córrego Fundo promove uma Campanha contra Câncer de Boca, no período de 22 de abril a 9 de maio. A campanha é realizada nas unidades de saúde, já que neste período muitos usuários procuram a unidade, principalmente a população idosa, que é público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe. Os pacientes acima dos 40 anos podem participar.
Neste período, as pessoas interessadas em fazer uma avaliação da saúde bucal deverão procurar as Unidades de Atenção Primária de Saúde (UAPS) da cidade, nos horários de atendimento odontológico e proceder à avaliação. É preciso realizar um prévio agendamento nas unidades. De acordo com o dentista Samuel Leal Pinto, da UAPS Padre Dionísio, em casos de encontrarem indícios de câncer de boca ou situações favoráveis para que a doença se instale o paciente será orientado sobre a melhor conduta e cuidados e o mesmo é encaminhado para a realização do diagnóstico na área de estomatologia.
A campanha é voltada para pacientes com idade acima de 40 anos e os exames serão feitos pelos dentistas de cada uma das unidades de saúde, sendo UAPS ?Cristino Antonio de Faria?, em Córrego Fundo de baixo, e UAPS ?Padre Dionísio?, em Córrego Fundo de cima. Pessoas com dentes fraturados, fumantes, que fazer o uso de bebidas alcoólicas e portadores de próteses mal ajustadas são mais propícias à doença.
Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas nas unidades de saúde da cidade.
O Câncer de Boca
O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais frequente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra.
Como evitar
Para evitar o câncer de boca, a população deve evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.
Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.
Principais sintomas
O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de dois centímetros de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais que podem ser câncer de boca.

Comentários