Redação UN – Paulo Coelho

O vice governador do Estado de Minas Gerais, Paulo Eduardo Rocha Brant/Novo, em visita a Formiga, recebeu na manhã desta segunda feira (14), na Câmara Municipal os líderes de movimentos sociais, jornalista Paulo Coelho e Thadeu Alencar, que lhe entregaram, dentre outros documentos, os que embasam a reivindicação pela cota mínima de 762 para o lago de Furnas e 663 para Peixoto, já definida com a promulgação da PEC 52 – aprovada e transformada em Emenda Constitucional 106.

Paulo Brant ouviu atentamente as explicações feitas pelo jornalista e por Thadeu que contaram ainda, com o auxilio do ex-deputado Jaime Martins, que como profundo conhecedor da problemática em questão, teceu importantes comentários a respeito, frisando que já é passada a hora de Minas Gerais defender seus direitos há tanto tempo vilipendiados em favor de São Paulo e outros estados.

O vice-governador, além de se mostrar favorável às reivindicações que lhe foram apresentadas, teceu comentários relembrando parte da história, relatada desde a implantação de Furnas. Citou publicações por ele conhecidas, as quais mostram com fidelidade o sofrimento do povo mineiro que, repentinamente, perdeu milhares de quilômetros quadrados de suas terras mais férteis, então inundadas.

Em especial, Brant citou trechos do livro “O louco de Furnas” de autoria de Belchior Neto, que por ele foi lido ainda quando jovem, onde o autor descreve com muita fidelidade o sofrimento vivido pelo povo mineiro e as promessas a ele trazidas na busca de se justificar a necessidade da construção da importante obra para a geração de energia elétrica, àquele tempo, escassa no país.

Brant citou muitos números e dados numa demonstração de que conhece e muito bem o drama vivido pelos municípios e região lindeira de Furnas, a partir do uso inadequado e perverso de nossas águas. Deixou claro que o uso múltiplo das águas será por ele defendido e a agora Emenda Constitucional 106 é um instrumento de grande importância para que, politicamente, o estado de Minas e o governo federal possam chegar a um denominador comum, corrigindo para sempre os “desvios ou desmandos administrativos” que tanto mal causam.

Paulo Brant, concluída a audiência concedida aos representantes do Profurnas 762 e demais movimentos sociais se dirigiu ao plenário da Câmara onde recebeu o título de Cidadão Honorário de Formiga, a ele concedido por indicação do vereador Sandrinho da Looping.

o vice-governador recebeu o título de Cidadão Honorário de Formiga, a ele concedido por indicação do vereador Sandrinho da Looping – Foto: Paulo Coelho
COMPATILHAR: