Redação Últimas Notícias

Na manhã dessa quinta-feira (24), uma comitiva formada por prefeitos, vereadores, deputados e membros da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), esteve reunida com o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira. O assunto em pauta, mais uma vez, foi a reivindicação pelo estabelecimento de cota mínima para os lagos de Furnas e Peixoto.

Na ocasião, os membros da comitiva apresentaram suas insatisfações e as dificuldades econômicas e sociais que moradores, empresários dos ramos do turismo, piscicultura, agropecuária, equipamentos náuticos, gestores públicos e outras atividades enfrentam na região banhada pelo lago pela impossibilidade do multiuso das águas.

As falas foram abertas pelo presidente da Alago e prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva que foi sucedido pelos deputados Emidinho Madeira/PSB, Odair Cunha/PT, Sargento Gonzaga/PDT, Professor Cleiton/PSB e por prefeitos que falaram de suas dificuldades.

Durante a reunião, que foi realizada no plenário 16 da Câmara dos Deputados, Barata Ferreira deixou claro que não era de seu conhecimento a magnitude do problema. “Saio deste encontro sensibilizado e com o compromisso de solucionar essa questão. Por não depender apenas da ONS, não é possível precisar um prazo para isto, mas vamos fazer várias outras reuniões, trazer todos os organismos envolvidos para a conversa”, informou o diretor-geral do ONS.

Barata Ferreira ainda acrescentou que concorda com a premissa de que os reservatórios devem ser explorados por todos os seguimentos e não apenas pelo setor enérgico, posicionamento que agradou aos participantes à reunião que há muito defendem o respeito ao direito de multiuso das águas.

O secretário da Alago, Fausto Costa, disse ter saído otimista do encontro. “Ele [Luiz Eduardo Barata Ferreira] me pareceu alguém muito disposto a solucionar o problema da cota em um curto prazo, o que nos deixa otimistas após tanta luta”, comentou.

A presença de sete prefeitos, de vários vereadores e dos deputados federais demonstrou grande união em torno da causa.

Ainda durante o encontro, o diretor-geral do ONS divulgou informações a respeito dos índices pluviométricos para as regiões sudeste e norte do país e disse que a previsão é de um volume considerável de chuva para os próximos meses.

“Estamos na expectativa de termos, de fato, sensibilizado o diretor sobre a importância social, econômica, turística e ambiental desses lagos. Ele nos ouviu atentamente e se prontificou a buscar uma solução para nossa causa!”concluiu Fausto Costa.

Da esquerda para a direita: Luiz Barata (ONS), os deputados Prof. Cleiton, Emidinho Madeira, Odair Cunha e Hideraldo Silva (presidente da Alago) (Foto: divulgação Alago)
COMPATILHAR: