A Prefeitura de Divinópolis anunciou, na tarde dessa quinta-feira (13), a suspensão da vacinação contra a Covid-19 da AstraZeneca em puérperas. A decisão atende a recomendação da Coordenação de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

Divinópolis já havia suspendido a vacinação em gestantes. Segundo o Executivo, o Memorando-Circular nº 46/2021 lembra que esta suspensão se deve ao atendimento à orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a interrupção temporária da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades.

A Administração ressalta que a imunização em gestantes e puérperas com comorbidades deve continuar com as outras vacinas aprovadas no país, da Sinovac/Butantan e da Pfizer, logo que estes estejam disponíveis para este grupo.

Aplicação

Com a recomendação, os profissionais de saúde dos dois postos de vacinação por drive thru (Centro Administrativo e Divinópolis Clube) foram orientados a deixarem de aplicar as doses da AstraZeneca em gestantes e agora em puérperas.

Divinópolis iniciou a vacinação contra a Covid-19 em gestantes atendendo às recomendações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covie-19, definidas pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) orienta que todas as gestantes e puérperas que apresentem qualquer tipo de evento adverso após terem recebido a primeira dose, devem se encaminhar à unidade básica de saúde mais próxima para notificação e avaliação por profissional de saúde.

Estado

Em nota enviada ao G1, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou a recomendação.

“Em atendimento à orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) interrompeu temporariamente a vacinação de gestantes e puérperas com as vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca/Oxford.

Também é recomendada a interrupção temporária da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades. Sobre a segunda dose, para cumprir o esquema vacinal para as gestantes que já foram vacinadas com a primeira dose, a SES-MG aguarda orientações detalhadas do PNI. É importante ressaltar que até o momento não foram informados registros de eventos adversos com grávidas imunizadas com doses da vacina AstraZeneca no estado.

Já a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades deve prosseguir com as demais vacinas em uso no país — dos laboratórios Sinovac/Butantan e Pfizer, visto que os benefícios da vacinação neste grupo são altamente favoráveis.

Para a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, a mulher precisa comprovar a condição de risco (comorbidade) por meio de exames, receitas, relatório médico, prescrição médica.

Em relação às vacinas dos laboratórios Sinovac/Butantan, nesta semana o Governo de Minas finalizou a distribuição de 100.200 doses da Coronavac, destinadas à aplicação da segunda dose. O estado está em tratativas com o Ministério da Saúde, solicitando ao PNI que recomponha os imunizantes relativos à segunda dose para os municípios afetados.

A SES-MG reforça que a cada remessa de imunizantes, disponibiliza nota informativa para instruções sobre aplicação de doses, meta de vacinação, conservação da vacina, entre outras informações repassadas pelo Ministério da Saúde”.

Fonte: G1

COMPATILHAR: