Nenhum novo caso de reinfecção pela Covid-19 foi constatado na região Centro-Oeste, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nessa semana. A listagem segue com 18 casos inconclusivos e em investigação nas cidades que são atendidas pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis.

As informações acima constam no boletim periódico fechado na segunda-feira (12) e divulgado na sexta-feira (17). Os dados são da semana 28 de 2021 e têm as seguintes cidades citadas: Arcos, Bom Despacho, Cláudio, Divinópolis, Formiga, Itaúna e Pitangui. Não há mais informações sobre as pessoas que podem ter testado positivo novamente para o novo coronavírus.

Minas Gerais tem 399 casos notificados de reinfecção por Covid-19. O único caso de reinfecção confirmado, até o momento no Estado, é de um paciente de Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Veja abaixo o panorama das investigações divulgadas pela SES-MG nas cidades atendidas pela SRS Divinópolis

Casos suspeitos de reinfecção investigados por cidade

CidadeInconclusivoEm investigaçãoDescartadoConfirmadoNotificado/Total
Arcos44
Bom Despacho11
Cláudio224
Divinópolis112
Formiga55
Itaúna11
Pitangui11
Fonte: SES-MG

A SES-MG considera para investigação o indivíduo com dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 60 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independente da condição clínica observada nos dois episódios, desde que tenha amostras respiratórias (pelo menos, uma amostra de cada episódio de infecção) disponíveis e viáveis para investigação

 Casos de reinfecção

O primeiro caso de reinfecção do mundo foi confirmado em agosto por pesquisadores de Hong Kong. Trata-se de um homem saudável com o segundo caso de Covid-19 diagnosticado 4 meses e meio depois do primeiro. O sequenciamento do genoma mostrou que as duas cepas do vírus são diferentes, o que comprova a reinfecção.

No Brasil, o primeiro caso de reinfecção foi confirmado em 9 de dezembro. Em Minas Gerais, o primeiro caso de reinfecção foi confirmado em um jovem de 29 anos, no dia 2 de março. Ele teve a Covid-19 em maio de 2020 e voltou a ter a doença em janeiro de 2021.

Minas Gerais

De acordo com a SES-MG, já foram 399 casos notificados de reinfecção desde o início da pandemia em Minas Gerais, sendo que 4 foram descartados, 1 confirmado em Sabaráe 220 considerados inconclusivos “devido à falta de dados que permitissem a investigação”.

Os outros 174 são os que seguem em investigação.

Fonte: G1

COMPATILHAR: