Com previsão de retorno das aulas no formato híbrido – presencial e remoto – para o início de agosto, as escolas estaduais vão receber no decorrer deste mês a inspeção da Vigilância Sanitária para averiguar o cumprimento do protocolo de segurança contra a Covd-19. A rede municipal, que retoma as atividades no dia 4 de agosto, desenvolveu uma cartilha com orientações para o retorno das aulas e informou que em cada unidade escolar haverá uma comissão interna para acompanhar o cumprimento das normas.

O retorno ocorre após a inserção do município na Onda Amarela do “Minas Consciente”. As escolas deverão seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19, preestabelecidos no mês de junho pelo município, de acordo com diretrizes do Estado.

Na rede estadual, a data marcada para o retorno é dia 3 de agosto; na rede municipal as atividades serão retomadas no dia 4. Os profissionais retornarão presencialmente no dia 30 de julho.

Conforme a nova rotina escolar em meio à pandemia, a retomada das aulas presenciais será realizada com turmas reduzidas, carteiras afastadas e ambientes higienizados, de acordo com os protocolos sanitários.

Cartilha

As diretrizes para o retorno na rede municipal foram publicadas na cartilha “Retorno às aulas presenciais”, para o regresso das atividades com orientações e mecanismos requeridos pelas unidades escolares.

A publicação apresenta uma explicação sobre a Covid-19, os sintomas clínicos mais comuns e os modos de transmissão do coronavírus, além de providências preventivas, cuidados que as famílias devem ter em casa com os filhos, o material de uso pessoal e prevenção no interior dos veículos de transporte escolar, na escola e com a alimentação no horário de merenda.

Aulas remotas

As aulas estavam sendo oferecidas pela internet desde o ano passado, quando teve início a pandemia. Segundo a Prefeitura, a decisão de retorno presencial está respaldada juridicamente e destaca que é fundamental que as escolas tenham rigor no cumprimento das normas sanitárias contra a Covid-19.

Medidas a serem seguidas

Para o funcionamento das escolas, foi estabelecido que a direção das unidades deve se atentar à adoção de sistema híbrido, com a oferta de opção presencial e on-line, em que os pais dos alunos podem escolher pela presença física ou aulas pela internet. Além disso, o Executivo estabeleceu que deve haver também:

  • Garantia do sistema de aula virtual para alunos considerados em grupo de risco e que, assim, tenham que ser necessariamente preservados de forma efetiva e especificamente;
  • Observância de todos os protocolos sanitários que forem apresentados pela Vigilância Sanitária do Município de Divinópolis, assim como aqueles contidos no “Minas Consciente”;
  • Que os protocolos sanitários a serem fixados no âmbito do Município não sejam menos rigorosos que aqueles contidos na Deliberação nº 89/2020, do Comitê Extraordinário Covid-19;
  • Que seja efetivamente exigido das unidades escolares a garantia de adoção das seguintes medidas: fornecimento de máscaras e EPI’s para os colaboradores; dever de não permitir o ingresso na unidade escolar se o aluno não estiver usando máscara de proteção facial; aplicação de questionário diário sobre sinais e sintomas para entrada de alunos e colaboradores, inclusive, com medição de temperatura;
  • A obrigatoriedade de prévia inspeção, em cada unidade escolar, pela Vigilância Sanitária, com emissão de aval técnico e individualizado para o funcionamento – o que será feito no decorrer deste mês.

Fonte: G1

COMPATILHAR: