A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) amplia, a partir desta segunda-feira (10), os pontos de vacinação contra covid-19 para pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas na capital. A mudança ocorre após registros de filas enormes no sábado (8), quando pessoas de 57, 58 e 59 anos foram vacinadas em 18 pontos fixos exclusivos. Nesta segunda-feira, serão 36 postos para imunizar pessoas com comorbidades de 55 e 56 anos completos até 31 de maio. A vacinação ocorrerá das 8h às 16h. 

De acordo com a PBH, 102.039 pessoas com comorbidades e 12.221 gestantes e puérperas fizeram o cadastro até 3 de maio. Os dados excluem duplicidade, erros de preenchimento e residentes de outros municípios.  

A prefeitura informa que o cadastro desse público será reaberto assim que a Secretaria Municipal de Saúde receber informações de novas remessas para vacinar esses grupos.

“O grupo de pessoas com comorbidades será vacinado de forma gradativa e condicionado ao recebimento de novas remessas de vacinas. Além de ter preenchido o cadastro no site, é necessário reunir documentos como exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica. Esses documentos devem conter o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível, e ter sido emitido em até 12 meses antes da data do cadastro”, reforça nota da PBH. 

A prefeitura destaca que todas as declarações apresentadas são de total responsabilidade da pessoa e de quem os emitiu. Além disso, o cadastro será enviado aos órgãos de controle externo e, em caso de informações inverídicas, ficarão sujeitos às responsabilizações administrativas, civis e penais aplicáveis.

No momento da vacinação, o público precisa seguir as seguintes orientações:

•    Apresentar exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro;
•    Apresentar documento de identificação com foto;
•    Apresentar comprovante de residência em Belo Horizonte;
•    Ter preenchido cadastro para a vacinação, de forma válida, até 23h59 de 3 de maio;
•    Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
•    Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
•    Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: