Redação Últimas Notícias

A Secretaria de Saúde de Formiga pretende testar 1/4 da população em relação ao novo coronavírus (Covid-19), segundo informações repassadas durante coletiva de imprensa com o secretário de Saúde, Leandro Pimentel e a médica infectologista, Raquel Vaz, na tarde desta quarta-feira (29).  

De acordo com estimativa do IBGE, até no ano passado, a cidade contava com 67.683 habitantes. A ideia é testar 250 pacientes por cada mil habitantes, ou seja, cerca de 17 mil testes.

Os exames serão realizados no laboratório exclusivo para Covid-19, que funcionará no Centro Municipal de Saúde José Pedro Vaz (Cemas) localizado na rua Bernardes de Faria, no Centro, a partir do próximo mês.  

Questionada pelo portal, a médica infectologista Raquel Vaz explicou que o exame de RT-PCR é utilizado como prioridade em decorrência da pandemia, mas, futuramente, o local (novo laboratório) será utilizado para exames de outras doenças, ou seja, deverá ser mantido mesmo após o abrandamento da pandemia.

Segundo dados anteriormente divulgados pela Saúde, o laboratório exclusivo terá a capacidade de realizar cerca de 160 exames por dia. Sendo que os resultados poderão ser liberados em cerca de 12 horas.

Fiscalização

Em relação as fiscalizações na cidade, nos primeiros 60 dias, a Vigilância Sanitária realizou 125 notificações, nos outros 60 dias, foram registradas 51 notificações.

Questionada se a população está seguindo as medidas de prevenção, a médica Raquel Vaz destacou que a preocupação é o sistema de saúde, por isso, seguem com as campanhas como o uso de máscaras e a lavagem das mãos.

“Essa fiscalização vai continuar. É um trabalho diário e árduo. Hoje estamos sabendo lidar melhor com essa doença, mas o vírus não será eliminado de uma hora para outra”.

COMPATILHAR: