As cidades do Centro-Oeste Minas já iniciaram a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Assim como na primeira fase, seguem sendo imunizados os profissionais de saúde da linha de frente e idosos em instituições de longa permanência.

Divinópolis

Em Divinópolis, todas as pessoas do grupo prioritário que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, começaram a receber a segunda aplicação do imunizante na última terça-feira (3).

As equipes de tático móvel da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) percorrem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD).

Segundo a Semusa, além da aplicação da segunda dose, a vacinação começou também a ser ampliada para os profissionais de saúde que ainda não tinham sido imunizados, por não atuarem diretamente com os pacientes com suspeita/confirmação de Covid-19.

Nesta segunda-feira (8), a Prefeitura anunciou que agilizou o processo de vacinação remanejando novos profissionais para compor as nove equipes responsáveis pela vacinação, por meio do tático móvel.

De acordo com o Executivo, a imunização apresentou lentidão após 19 técnicos de enfermagem contratados serem reprovados no exame admissional. Nesta semana, a intenção é finalizar a imunização de todos os profissionais de saúde para, em seguida, avançar para o próximo grupo prioritário.

A Administração ressaltou que as vacinas recebidas até o momento não são suficientes para imunizar todo o primeiro grupo prioritário, composto por trabalhadores da saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência e pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em residências inclusivas.

Itaúna

Itaúna começou a segunda etapa da vacinação na última quinta-feira (4), quando mais de 40 profissionais foram imunizados. O município recebeu 950 doses para a segunda etapa da Coronavac.

Segundo o Executivo, foram disponibilizadas 2.003 doses, sendo algumas da Coronavac e 693 da Astrazeneca. Essas doses estão sendo aplicadas como primeira e segunda etapas, já que a primeira não foi suficiente para vacinar todas as pessoas que são prioridade neste momento.

Na última quinta, mais de 40 profissionais que foram imunizados em janeiro receberam a segunda dose. Na cidade, está sendo realizada ainda vacinação por drive-thru.

Formiga

A aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus começou nesta segunda-feira (8) em Formiga. A assessoria do Executivo informou ao G1 que foram disponibilizadas 850 na primeira remessa; na semana passada, 850 doses chegaram para a segunda etapa da imunização, mais 133 doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, e 450 doses da AstraZeneca, da Fiocruz.

Ao todo, já foram vacinadas 1.408 pessoas com a primeira dose. Sobre a segunda etapa, ainda não há o quantitativo de pessoas imunizadas. A expectativa é que até o fim dessa semana uma nova remessa chegue ao município.

Oliveira

A Prefeitura de Oliveira também iniciou na semana passada, na terça-feira (2), a vacinação da segunda etapa dos grupos prioritários. Desde o início da campanha, foram vacinadas 982 pessoas. Além dos trabalhadores da linha de frente, estão recebendo as doses os idosos institucionalizados no asilo da cidade e na Vila Vicentina.

A assessoria da Prefeitura disse que 565 pessoas já receberam a primeira e a segunda doses do imunizante. Outras 417 pessoas receberam a primeira dose apenas; deste último grupo vacinado fazem parte os idosos das duas instituições da cidade.

Pará de Minas

Na última semana, Pará de Minas recebeu 814 doses da Coronavac para a 2ª aplicação dos grupos prioritários e essas vacinas já estão sendo aplicadas desde a última semana.

O município recebeu também 140 doses da Coronavac e 540 doses de Astrazeneca. As vacinas são para a 1ª aplicação de pessoas que ficaram sem ser imunizadas na primeira fase de campanha, que começou entre os dias 19 e 20 de janeiro.

Piumhi

O município de Piumhi aplicou a segunda dose da vacinação na semana passada, na quinta-feira (4). Foram aplicadas 300 doses no grupo prioritário que já havia recebido a primeira dose do imunizante.

Foram imunizados em duas etapas os profissionais de saúde da linha de frente e idosos institucionalizados no asilo do município.

Matéria do G1

COMPATILHAR: