A Prefeitura do município de Luz dará início, nesta segunda-feira (14), a uma ação de testagem em massa da população para diagnosticar possíveis casos da Covid-19. O teste será gratuito.

A secretária de Saúde, Jussara Carina Marques, explicou como a população poderá participar da ação.

“Essa testagem ocorrerá em frente a Rodoviária. Vamos iniciar às 7h e terminar às 17h. Toda população poderá ser testada, incluindo pessoas assintomáticas. Mas, é importante salientar que as pessoas assintomáticas devem aguardar do terceiro ao quinto dia para que haja uma carga viral suficiente para dar o resultado”, explicou.

Para fazer o teste é necessário apresentar RG, ou CPF, e cartão SUS.

Esquema de testagem

De acordo com cronograma elaborado, a testagem acontece das 7h às 17h, no Poliesportivo Esmerino Gontijo de Melo (Escola Padre Parreiras).

Os públicos do Programa de Saúde da Família (PSF) estão divididos pelos dias de semana: segunda (PSF1), terça (PSF2), quarta (PSF3), quinta (PSF4), sexta (PSF5).

A secretária de Saúde disse ainda que os resultados saírão na hora. Caso o paciente tenha um resultado reagente para a doença, ele será encaminhado ao Posto de Saúde para fazer o tratamento e receber orientações quanto ao isolamento que deverá ser feito.

“Nossa intenção com essa ação é testar e isolar os casos positivos. Casos que estejam sob suspeita”, completou Jussara.

Boletim

Do inicio da pandemia até a quinta-feira (10) a Prefeitura de Luz confirmou 1.434 casos de Covid-19. Destes, 1.246 casos são de pessoas que se recuperaram doença.

Ainda segundo o boletim, 133 pessoas estão em isolamento domiciliar e 15 pessoas estão internadas. A cidade registrou 40 mortes por complicações da Covid-19.

Fonte: G1

COMPATILHAR: