O diretor da Anvisa, Antônio Barra Torres, confirmou a ocorrência de uma reunião interministerial em que foi discutida a modificação da bula da cloroquina para ser usada no tratamento da Covid-19, mas disse desconhecer quem foi o autor do documento.

Em depoimento da CPI da Covid no Senado, ele confirmou o que foi dito pelo ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na semana passada.

Mandetta, ao prestar depoimento como testemunha, disse que em uma reunião entre ministros do governo Bolsonaro foi apresentada uma minuta de decreto presidencial que previa a modificação da bula da cloroquina de forma a ser adotada no tratamento da Covid-19.

Barra Torres confirmou ter participado do evento e citou outros presentes na reunião, que ocorreu na sala de reunião do quarto andar do Palácio do Planalto.

Além dos dois, estavam o ministro da Casa Civil Braga Netto e o então ocupante do cargo de Secretário Geral da Presidência da República, ministro Jorge Oliveira, além da médica Nise Yamaguchi, defensora do uso da cloroquina contra a Covid, e de um segundo médico que ele não se recorda o nome. “Me recordo da reunião”, disse o diretor da Anvisa ao ser questionado pelo relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB).

“Esse documento foi comentado pela doutora Nise Yamaguchi, o que provocou uma reação um pouco deseducada ou deselegante da minha parte, de dizer que aquilo não poderia ser porque só quem pode modificar uma bula de um medicamento registrado é a agência reguladora daquele país, mas desde que solicitado pelo detentor do registro.”, afirma Barra Torres.

Em seguida, o diretor da Anvisa exemplificou como pode ser feita a alteração: “O laboratório “X” fabrica o remédio e descobre através de estudos clínicos que aquele remédio tem outra utilização. Isso representa benefícios para a sociedade, obviamente, e ganhos de dinheiro para aquele laboratório. Então ele anexa um pesado dossiê, dá entrada na agência reguladora do país e solicita alteração de bula. Então, quando houve proposta de pessoa física de fazer isso, me causou reação um pouco mais brusca, e a reunião não durou mais depois disso”, afirmou Barra Torres, que disse não saber quem é o autor da proposta que resultou da elaboração de uma minuta presidencial que não chegou a ser publicada.

Apesar de não saber a autoria, o diretor da Anvisa afirmou que a médica Nise Yamaguchi “perguntou dessa possibilidade, e pareceu estar mobilizada com essa possibilidade”.

Fonte: O Tempo Online

COMPATILHAR: