Formiga está vivendo um período crítico devido ao grande número de casos confirmados e suspeitos de dengue registrados nas últimas semanas. Só na semana passada, 196 novos casos suspeitos foram notificados, uma média de 30 por dia. Até o momento, 121 casos da doença foram confirmados no período de janeiro a terça-feira (7).
No bairro Santa Luzia, mais precisamente na rua Isa Marinho, um enorme criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, está deixando os moradores da via e da região preocupados.
De acordo com informações colhidas no local, duas empresas formiguenses e a própria Prefeitura retiraram terra de um barranco localizado na rua e dessa forma, mudaram o curso d?água de uma mina que nasce no local. Sem ter para onde correr, a água empossou e virou uma piscina que abriga hoje centenas de larvas do mosquito.
Ao menos um morador de cada residência da rua está com a doença, sem contar os casos confirmados e os suspeitos da doença em moradores que residem em vias próximas do criadouro, garantem os moradores.
Preocupada com os casos, uma moradora entrou em contato com o Setor de Endemias para informar a situação e ainda pediu ajuda a um vereador da cidade, mas nada foi feito. ?Não sei mais a quem recorrer e o que fazer para acabar com o criadouro. O vereador com quem conversei, me sugeriu que jogasse água sanitária no local, mas a piscina é muito grande, são litros de água empossada, vou ter que jogar um ?caminhão? de água sanitária no local, enquanto isso, cada dia que passa, surgem novos casos da doença na rua e na região?, declarou a mulher.
Cansados de esperar uma solução por parte da administração, alguns moradores tentaram retirar manualmente a rocha que bloqueou o curso natural dá água, mas devido ao tamanho da mesma e ao peso, não conseguiram. ?Queremos apenas que a Prefeitura mande funcionários com algumas ferramentas, ou um trator para tirar a pedra e desobstruir a passagem da água. A solução é muito simples?, disse um dos moradores.
O jornal entrou em contato com a Prefeitura, na quarta-feira (8), para saber quando serão tomadas providências para resolver o problema, mas nenhuma resposta foi enviada.

COMPATILHAR: