Um menino de quatro anos e a bisavó dele, de 73, morreram nesta semana de febre maculosa em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, no bairro Nacional.

A data precisa dos óbitos não foi divulgada, mas os casos foram confirmados pela Prefeitura do município, em nota enviada na noite de quarta-feira (18).

De acordo com a Prefeitura de Contagem, a família mora no bairro Nacional, que faz divisa com Belo Horizonte. A familiar das vítimas comentou, ainda, que, nas proximidades da casa onde viviam o menino e a idosa, havia “animais soltos”, como “cavalos, vacas e cães” que, de acordo com ela, não teriam recebido atenção necessária da Prefeitura. 

O Executivo, por sua vez, afirmou que “a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) monitora a área desde 2017, com intensificação das ações de prevenção desde 2019, quando houve um surto de febre maculosa nesta área.  Ainda em julho deste ano, a equipe do distrito Sanitário Nacional (epidemiologia, médica e zoonoses) realizou capacitação online em todas as unidades de saúde dos distritos Nacional e Ressaca sobre o manejo clínico da FMB em que foram abordados também a situação epidemiológica e o manejo ambiental”.

Tanto a Prefeitura de Contagem, quanto a de Belo Horizonte, realizaram ações de sensibilização e conscientização sobre o risco do carrapato estrela, causador da doença, que vive no corpo de animais. O inseto pode atacar seres humanos e transmitir enfermidade. Conforme a SMS da cidade vizinha à capital, “no dia 13 de agosto, foi iniciada a sensibilização e panfletagem para os moradores da área do entorno, além da borrifação nas casas com produto específico de combate ao carrapato estrela”. “Novas ações da SMS também foram encaminhadas, como a divulgação de Nota Técnica para toda a rede de saúde pública e privada”, completa a pasta. 

Na capital, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que as ações foram fixadas em um raio de cinco quarteirões da avenida Xangrilá, no bairro Braúna, no limite entre Belo Horizonte e Contagem. “A região é monitorada pelas Equipes de Zoonoses da regional Pampulha, que orientaram a população sobre os cuidados e informações sobre os riscos, formas de transmissão e tratamento da doença. A Secretaria Municipal de Saúde realiza ações sistemáticas de vigilância e controle dos carrapatos”, afirmou a PBH.

A gestão da capital pontuou que monitora os carrapatos nas regionais Nordeste, Norte, Pampulha, Barreiro e Venda Nova, além de, anualmente, entre abril e agosto, realizar “controle vetorial de equídeos”, que são banhos carrapaticidas – ou seja, que matam o inseto. “A Prefeitura realiza ainda a aplicação de carrapaticida em cavalos nas regionais Nordeste, Norte, Pampulha e Barreiro”, conclui o Executivo.

Fonte: O Tempo Online

COMPATILHAR: