No Dia Internacional do Idoso, comemorado na quarta-feira (1), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) divulga o ranking de denúncias do Disque Direitos Humanos (0800 31 11 19). De janeiro a agosto deste ano, 124 ligações foram para denunciar crimes contra idosos, sendo 85 por maus-tratos familiares, 19 por abandono e 10 por lesão financeira. Os números de denúncias contra a pessoa idosa só ficam atrás dos crimes contra crianças e adolescentes.
No ano de 2007, o Disque Direitos Humanos recebeu 256 denúncias envolvendo este tipo de crime. Mais da metade, 143, foi por maus-tratos familiares. A superintendente de Promoção e Proteção dos Direitos Humanos, Silvia Gusmão, ressalta que ?O Disque é um programa de denúncias espontâneas e mesmo sem uma campanha específica para combater a violência contra o idoso, temos apresentado bons resultados?.
Silvia Gusmão explica que as denúncias feitas ao Disque Direitos Humanos são encaminhadas às redes de proteção e promoção dos direitos (conselhos municipais, assistência social, delegacias e promotorias). A partir daí, a informação é averiguada e, se verdadeira, a delegacia instaura inquérito que é acompanhado pela promotoria.
Digna Idade
O Programa Digna Idade, desenvolvido pela Sedese e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), dá suporte às instituições de longa permanência (antigos asilos) garantindo vida digna e residência de qualidade. O programa está na 9ª etapa e, neste ano, já foram assinados convênios com 66 instituições.
Em Minas, são atendidos dois mil idosos em 56 municípios das regiões Central, Centro-Oeste, Zona da Mata e Sul, com investimento de R$ 1 milhão para a aquisição de equipamentos, capacitação de gestores de instituições e cuidadores, além de obras nas instalações para a melhoria da segurança e da qualidade de vida.
Mais políticas públicas em prol da garantia dos direitos da pessoa idosa estão sendo planejadas, segundo a superintendente. ?Em novembro, uma ação de investimento em centros de convivência de idosos deve ser desenvolvida e também temos a intenção de fazer uma campanha específica de combate à violência contra idosos, para aumentar os números das denúncias feitas pelo Disque Direitos Humanos? afirma.
O Disque Direitos Humanos é um serviço totalmente sigiloso. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 22h.

COMPATILHAR: