A ação de uma quadrilha com pelo menos 15 homens fortemente armados destruiu duas agências bancárias após explosões durante a madrugada desta quarta-feira (11) em Passos. Na fuga, os criminosos atiraram em transformadores de energia e deixaram parte da cidade sem energia elétrica. Houve troca de tiros com a polícia e o grupo ainda colocou fogo em um ônibus no meio da rodovia MG-050.

Segundo a Polícia Militar, a ação começou por volta da 1h30, na avenida Arouca. Lá, os homens explodiram caixas eletrônicos das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

A polícia foi acionada e, durante a fuga do grupo, teve troca de tiros. A informação é que pelo menos um dos criminosos ficou ferido e foi socorrido pelos comparsas. Eles fugiram em uma caminhonete.

(Foto: Helder Almeida)

Os militares montaram um cerco na região entre Passos e Bom Jesus da Penha. Para dificultar o trabalho da polícia, os homens atearam fogo em um ônibus da linha Passos a Furnas e Itaú de Minas a Passos na MG-050, na altura do quilômetro 335. O ônibus ficou completamente destruído e bloqueou os dois sentidos da pista.

(Foto: Helder Almeida)

Um carro usado no crime foi abandonado em Passos e dentro dele a polícia encontrou munições. Algumas dinamites instaladas pelos criminosos nas agências bancárias não explodiram. O grupo de operações especiais da Polícia Militar de Minas Gerais foi chamado para desarmar o artefato.

Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso e a polícia segue nas buscas.

Quadrilha abandonou artefato com explosivos em banco de Passos (Foto: Helder Almeida)

Suspensão das aulas

A Secretaria de Educação decidiu suspender as aulas no período da manhã na cidade por conta da ação criminosa. Em um comunicado publicado nas redes sociais, a secretaria informa que “estão suspensas em toda a rede municipal as aulas no período da manhã, sendo que as atividades do período da tarde estão mantidas normalmente”.

Ataques seguidos

Desde a sexta-feira passada (6), oito agências bancárias foram alvos de criminosos em cidades mineiras. No domingo (8), criminosos fortemente armados chegaram em Virgem da Lapa, na Região do Jequitinhonha, em uma caminhonete. Para intimidar a população, atiraram várias vezes para o alto. A ousadia foi tamanha que eles atacaram uma agência na Região Central do município, onde acontecia um show ao vivo. A quantia levada não foi informada.

No sábado (7), uma agência do Banco do Brasil foi explodida em Piumhi. De acordo com a PM, os criminosos usaram de extrema violência na ocorrência. Eles fizeram várias pessoas reféns para serem usadas de escudo humano na porta do imóvel, com o objetivo de evitar uma ação da Polícia Militar que pudesse colocar em risco o roubo dos bandidos. Durante as buscas, os policiais encontraram sacolas de dinheiro e conseguiram descobrir o endereço do sítio usado pela quadrilha, situado às margens da MG-050, entre o trevo de São Sebastião do Oeste e o pedágio. No local foram localizadas várias armas, entre fuzis 556 e 762, pistolas e submetralhadoras. A PM também localizou 11 coletes, 14 rádios transmissores, máscaras anti-gás, a caminhonete Hilux branca e muitos explosivos, além de outros materiais. Ao menos quatro homens foram presos.

Na sexta-feira, uma série de ataques aconteceu nas regiões Sul e Centro-Oeste de Minas. Criminosos explodiram quatro agências bancárias. A Polícia Militar desconfia que o mesmo grupo pode estar ligado a três dos assaltos, pois a distância próxima entre Areado, Cabo Verde e Jacuí (todas no Sul de Minas), o horário espaçado entre as três ocorrências, a presença de duas caminhonetes nesses três casos e a proximidade com o estado de São Paulo reforçam a possibilidade de conexão. Além disso, a PM também registrou um ataque em Pains, na Região Centro-Oeste do estado. 

 

 

Fonte: G1 e Estado de Minas ||

COMPATILHAR: