O Brasil carece de otimismo e crença em um futuro melhor. Somente lhe resta ter a esperança de dias melhores, os quais se mostram estar em um futuro distante. Vivemos crises políticas, de segurança pública, fiscal, etc., e este quadro gera uma crise geral de confiança.

A história mostra o mundo tendo ondas de revoluções, sejam tecnológicas ou mesmo sociais, como a Revolução Francesa, a Revolução Industrial e, no atual momento, a Revolução Informacional, composta pelos recursos físicos da informática e os intangíveis da universalização do acesso à informação e ao conhecimento.

O Brasil precisa de uma Revolução da Transparência de todos os atos, públicos ou privados, voltados para o interesse público.

As instituições governamentais brasileiras estão sendo desestabilizadas pela publicidade dos atos de corrupção e de desmandos políticos. Junte-se a isto o descrédito dos partidos e políticos brasileiros. Os políticos, em geral, mesmo acusados com provas robustas de atos de corrupção, demonstram mais amor ao cargo do que ao seu eleitor, além disto, não se defendem das acusações e somente procuram desacreditar os acusadores.

Ao mesmo tempo, o aumento da violência, em todos os sentidos, gera incertezas e inseguranças para o cidadão comum. As cidades têm residências e estabelecimentos comerciais equipados com dezenas de equipamentos de segurança: grades, câmeras, cercas elétricas, concertina, portões eletrônicos, etc. O cidadão comum, muitas vezes, está preso em sua residência e tem receio de transitar nas cidades ou mesmo de adquirir produtos mais sofisticados.

Os consumidores têm os seus direitos desrespeitados por comerciantes e fornecedores desonestos, vendendo produtos impróprios para o consumo, prática que ficou evidenciada pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

A economia sente os reflexos de tantos desmandos e incertezas, com a diminuição do consumo e do investimento. Os administradores públicos afirmam ser culpa da necessidade de se fazerem reformas (previdenciárias, trabalhistas, etc.) e também dos altos juros estipulados pelo Banco Central, não atacando a real causa de todos os problemas, que é a falta de confiança do povo, tão importante para a economia de um país.

Em meio a tudo isto, ainda não apareceu um novo líder carismático capaz de gerar seguidores fiéis para um novo descobrimento do país real, mostrando a verdadeira face dos milhões de brasileiros honestos, probos, trabalhadores e lutadores.

O Brasil precisa rever todas as instituições e refletir como deveria fazer para melhorar o funcionamento delas, pois não basta combatermos os desmandos e os atos de corrupção. Temos que adotar melhorias de práticas das instituições públicas e privadas, com a finalidade de não termos novas ocorrências de irregularidades no futuro.

E é neste contexto, em um ambiente democrático, com mecanismos de discussão ampla dos problemas e das formas de solução, que novos líderes poderão protagonizar um futuro melhor para todos os brasileiros.

COMPATILHAR: