Em busca de uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Cruzeiro entra em campo diante do Náutico nesta terça-feira (25), às 19h (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte.

Após a vitória contra o Grêmio, os comandados do técnico Pepa desejam ‘embalar’ na temporada com o apoio do torcedor. No último sábado (22), a Raposa conquistou o primeiro triunfo como mandante em 2023 e, agora, busca reverter a vantagem pernambucana para faturar R$ 3,3 milhões.

O duelo marcou, também, o primeiro resultado positivo de Pepa desde que chegou ao Cruzeiro.

No jogo de ida, nos Aflitos, em Recife, Gabriel Santiago marcou o gol que deu a vitória ao Timbu, por 1 a 0. Para avançar diretamente às oitavas, o Cruzeiro terá que derrotar o Náutico por dois gols de diferença. Em caso de vitória por um gol de diferença, o duelo será definido nos pênaltis.

Nikão pode perder titularidade

Titular na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o meia-atacante Nikão pode perder a vaga no ataque do Cruzeiro. Diante do Tricolor Gaúcho, no Independência, o camisa 10 não fez boa atuação e foi substituído por Rafael Bilu no segundo tempo.

Casa cheia

Assim como no fim de semana, na partida contra o Grêmio, os torcedores do Cruzeiro irão lotar o Independência. Segundo o último balanço divulgado pelo clube celeste, cerca de 20 mil pessoas adquiriram ingressos para o confronto.

Náutico: bom aproveitamento como visitante

Além de ter a vantagem de jogar com o empate, o Náutico tem diante do Cruzeiro um trunfo guardado. Afinal, a equipe comandada pelo técnico Dado Cavalcanti tem mantido um bom aproveitamento mesmo jogando longe dos Aflitos.

Em 2023, fez 12 jogos como visitante. Venceu a metade. Ainda empatou outros dois e perdeu quatro vezes. Um aproveitamento de 56% jogando fora de casa.

Vale destacar, entretanto, um jogo bastante notável. Na primeira fase da Copa do Brasil, o Náutico pegou a então equipe sensação do Campeonato Paulista, o São Bernardo. Jogando em pleno estádio Primeiro de Maio, o Timbu venceu o jogo por 1 a 0 e eliminou a equipe paulista sem precisar da vantagem do empate emposta pelo regulamento.

“Tivemos pouquíssimas semanas livres para trabalhar este ano. Antes, aconteceu na semana do jogo com o São Bernardo, quando tirei a equipe principal do Estadual para trabalhar, e tivemos a semana livre contra o Cruzeiro (no jogo de ida). É espera que essa tenhamos o mesmo resultado”, destacou o técnico Dado Cavalcanti, que teve quase duas semanas de trabalho apenas visando à Raposa.

Timbu modificado

Apesar de ter tido tempo para ajustar a equipe, o treinador sofreu uma baixa importante na defesa. Alvo de busca e apreensão no âmbito da Operação Penalidade Máxima II, que investiga casos de manipulação de resultados no futebol brasileiro, o zagueiro Paulo Miranda está afastado do elenco.

Além dele, o Náutico perdeu ainda dois reservas por lesão: o volante Nathan e o atacante Alisson Santos – autor da assistência para o gol da vitória alvirrubra sobre o Cruzeiro no dia 13 passado.

Precavido, Dado Cavalcanti deverá fazer mais uma mudança, esta por ordem tática, para esta terça-feira. O volante paraguaio Juan Gauto deverá ganhar a vaga do meia Matheus Carvalho. Com isso, Souza, ex-Cruzeiro, ficará responsável pela criação de um meio de campo composto por três volantes.

Cruzeiro x Náutico

Provável Cruzeiro

Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard, Ramiro e Mateus Vital; Bruno Rodrigues, Nikão/Rafael Bilu e Gilberto. Técnico: Pepa.

Provável Náutico

Vágner; Victor Ferraz, Odivan, Denílson e Diego Matos; Jean Mangabeira, Juan Gauto (Matheus Carvalho) e Souza; Kayon, Paul Villero e Jael. Técnico: Dado Cavalcanti.

Motivo: jogo de volta pela 3ª fase da Copa do Brasil
Data e horário: terça-feira, 25 de abril de 2023; às 19h (de Brasília)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Árbitro de vídeo (VAR): Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN-Fifa)

Transmissão
Rádio Itatiaia no Youtube e no rádio – 95,7 FM e 610 AM
TV: SporTV e Premiere

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: