O Cruzeiro venceu o Vasco por 1 a 0, neste domingo, no Mineirão, chegou aos 13 pontos e encostou no Flamengo, atual líder do Campeonato Brasileiro. A Raposa igualou a pontuação do time rubro-negro, mas leva desvantagem no saldo de gols.
A equipe do técnico Adilson Batista foi melhor durante todo o jogo, mas perdeu inúmeras chances para marcar. Guilherme chegou a perder um pênalti e a vitória saiu dos pés de Charles, aos 26 minutos da segunda etapa, após cobrança de tiro livre indireto polêmico, dentro da área cruzmaltina.

Igualdade no início
O jogo começou equilibrado, com muita disputa no meio-de-campo, mas pouca criatividade de ambos os lados. Apesar de não ter criado chances claras de gol, o Vasco dava sinais de que o Cruzeiro teria trabalho pela frente. Uma impressão inicial que logo começou a ser desfeita.
A partir dos 20 minutos, a equipe celeste passou a ter amplo domínio da partida. Com mais posse de bola, a Raposa passou a criar e perder várias chances. Aos 22, Fabrício arriscou de fora da área para boa defesa do goleiro Tiago. Era o início da pressão que marcou o primeiro tempo.

Domínio total do Cruzeiro
Um minuto depois, Marquinhos Paraná invadiu a área do Vasco pela direita e cruzou para o meio. Jajá teve chance para marcar, mas a zaga vascaína afastou o perigo. Aos 25 minutos, foi a vez de Charles arriscar, da entrada da grande área. O volante pegou bem na bola e Tiago espalmou para frente. Ramires por pouco não abre o placar.
O Vasco se perdia em meio a atuação apagada de Edmundo, que parecia fora de ritmo e era facilmente desmarcado pela defesa celeste. Enquanto isso, o goleiro Fábio praticamente não era exigido e apenas assistia a partida.
O Cruzeiro continuava chegando com perigo, mas não conseguia transformar a superioridade em gols. Boa parte das jogadas surgiu dos pés de Jajá, que apesar do esforço, cometia alguns erros e tinha dificuldade para concluir as jogadas. Aos 35, após cruzamento de Jajá, Guilherme cabeceou fraco para defesa tranqüila de Tiago.
A Raposa ainda perdeu uma boa chance, com Jadílson no fim da etapa inicial, e saiu para o vestiário com o sentimento de que poderia ter marcado um ou mais gols.

Pênalti perdido e gol da vitória
O segundo tempo começou com o Cruzeiro mais uma vez tomando a iniciativa da partida, enquanto o Vasco tentava a sorte nos contra-ataques. E aos 17 minutos de jogo, a Raposa teve uma ótima chance para abrir o placar. O ex-cruzeirense Jonílson cometeu pênalti em Ramires na linha da grande área e Guilherme foi para a cobrança.
O atacante, artilheiro da Raposa no Brasileirão, bateu fraco e Tiago fez a defesa. Guilherme teve nova chance no rebote, mas parou mais uma vez nos braços do goleiro cruzmaltino. No entanto, a penalidade perdida não diminuiu o forte ritmo celeste e o gol da equipe saiu poucos minutos depois.
O árbitro Wilson de Souza Mendonça, muito confuso na partida, marcou tiro livre indireto para a Raposa dentro da área do Vasco. Aos 26 minutos, Fabrício cobrou para trás e Charles chutou rasteiro para superar a barreira de jogadores da equipe carioca e o goleiro Tiago. Gol do Cruzeiro e alívio no Mineirão.
Depois do gol, o Cruzeiro diminuiu o ritmo do jogo. O Vasco, com poucas alternativas ofensivas, ainda tentava atacar, mas esbarrava na desorganização demonstrada em campo.

COMPATILHAR: