O curso de biblioteconomia do Unifor-MG realizou, neste segundo semestre, o projeto LCPD Itinerante nas escolas estaduais de Formiga, com o objetivo de divulgar os serviços oferecidos pelo Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos e expor as áreas de atuação do bibliotecário. Foram feitas explicações sobre a recuperação de documentos, salientando a forma correta de armazená-los para que tenham maior longevidade.

Nas escolas em que o projeto foi desenvolvido, realizou-se um quiz da biblioteconomia, em que os alunos tiveram que responder a duas perguntas relacionadas ao curso. Cada aluno sorteado recebeu um prêmio, após ser constatado que as respostas estavam corretas.

As escolas estaduais que receberam o projeto foram Rodolfo Almeida, Professor Joaquim Rodarte, Jalcira Santos Valadão (Escola Normal), Doutor Abílio Machado (Polivalente) e Professor Tonico Leite (GOT).

Os alunos vencedores das primeiras escolas que receberam o projeto já haviam sido divulgados. Os demais vencedores que ainda não foram publicados são: Escola Estadual Doutor Abílio Machado – Layene Fernanda Almeida Araújo; Escola Jalcira Santos Valadão – Polliane Couto, ambas do 3º ano do Ensino Médio.

O projeto foi finalizado na Praça Getúlio Vargas, quando pessoas da comunidade levaram certidões e outros documentos para serem recuperados gratuitamente. Também foi realizado um quiz com a comunidade de Formiga. A sorteada foi Darnei de Sá Pereira que recebeu como prêmio uma cesta de chocolates.

Segundo a coordenadora do curso de biblioteconomia, Margarita Rodrigues Torres, a realização do projeto possibilitou informar os diversos campos de atuação do bibliotecário: arquivos, museus, editoras, empresas de rádio, TV e internet, entre outros. ?Foi possível também informar atividades inerentes ao bibliotecário, como: organizar sites e portais corporativos, ser analista de conteúdo da internet, organizar bibliotecas digitais e virtuais, realizar ações educativas e culturais etc. Fomos muito bem recebidos pelos diretores das escolas, justificando que esse contato com a escola é muito gratificante, já que os alunos que estão concluindo o 2º grau necessitam conhecer melhor o Unifor-MG, pois estão se preparando para o vestibular?, comentou a coordenadora.

Para mais informações sobre a atuação do bibliotecário, os interessados podem consultar o site www.uniformg.edu.br e também a página do curso: http://biblioteconomia4.webnode.com.

Comentários
COMPATILHAR: