Atividades buscam proporcionar mais qualidade de vida aos beneficiados
Um dos convênios firmados pelo UNIFOR-MG foi feito com o PSF (Programa de Saúde da Família) do bairro Água Vermelha e será supervisionado pela Profa. Ms. Ywia Danieli Valadares. Os atendimentos serão realizados, gratuitamente, todas as quartas-feiras, a partir dessa semana, até o dia 04 de julho, no período vespertino.

Os alunos do sétimo período do curso serão divididos em grupos de seis e promoverão, a cada semana, atividades voltadas para hipertensos. O projeto visa reduzir os níveis de pressão, diminuir o fator de risco da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Segundo a professora, ?esse trabalho não se limita ao atendimento, já que, paralelo à atividade física, os casos serão estudados e analisados pelos alunos, com base na leitura de artigos científicos?, conta.

De acordo com Ywia, ?esse projeto é uma via de mão dupla: o aluno terá o primeiro contato com pacientes da área de cardiologia, o que é muito benéfico para o estudante, pois irá desenvolver o trabalho em equipe e, também, associar, de forma mais clara, a prática e a teoria. Para os pacientes, o exercício é um aliado no tratamento de doenças cardíacas e irá proporcionar uma vida mais saudável a eles?, confirma.

A Profa. Ms. Ywia Danieli Valadares é formada em Fisioterapia, pela Faculdade de Ciências Médicas, de Belo Horizonte/MG; é especialista em Reabilitação Cardíaca, pela mesma instituição; e é mestranda em Fisioterapia Cardiorespiratória, pelo UNITRI (Centro Universitário do Triângulo Mineiro). Ela leciona as disciplinas História da Fisioterapia e Fisioterapia Cardiovascular, nos primeiro e sexto períodos do curso.

Como participar
Os interessados em participar do projeto podem ir ao UNIFOR-MG e fazer a avaliação. Não é necessário se cadastrar.
Local de encontro: Praça de Alimentação 1 do campus
Dias: quartas e sextas
Horário: 16:00 h às 17:30 h.

COMPATILHAR: