O curso de medicina veterinária do Unifor-MG foi reconhecido, oficialmente, pela Portaria 887, de 15 de abril de 2011, que foi publicada no Diário Oficial da União, em 19 de abril. O reconhecimento foi assinado pelo secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa. Pela Portaria, todas as normas que regem o curso tornam-se válidas, efetivamente, comprovando a legalidade, compromisso e seriedade com que trabalha o Centro Universitário de Formiga.
Além do reconhecimento oficial, a graduação também recebeu conceito 4 da comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação (INEP/MEC), que esteve no Centro Universitário em outubro de 2010, verificando instalações, corpo docente, laboratórios, documentação, projetos, ações, dentre outros quesitos relacionados ao curso especificamente.
A nota é dada numa escala que varia de 1 a 5, em que valores acima de 3 representam a qualidade e eficiência do ensino. Portanto, a nota alcançada pelo Unifor-MG comprova a formação diferenciada dos alunos que fazem parte da comunidade acadêmica da instituição.
Dentre as principais ações desenvolvidas por intermédio do curso, está a Clínica de Medicina Veterinária (Climvet), onde são realizados atendimentos gratuitos a animais que pertencem à população carente de Formiga e região. O trabalho aproxima instituição de ensino da comunidade, além de favorecer a prática profissional dos alunos e solidificar as ações de responsabilidade social promovidas pelo Centro Universitário.
O curso também tem parcerias com universidades federais, com o Ministério Público, com a Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop), dentre muitas outras, todas com o objetivo de fomentar o ensino, a pesquisa e o crescimento intelectual e profissional dos acadêmicos, além de favorecer o desenvolvimento das comunidades local e regional.
O coordenador de medicina veterinária, Dênio Garcia Silva de Oliveira, comentou que a conquista comprova o ensino de qualidade oferecido pelo Centro Universitário de Formiga e reforça a missão do Unifor-MG. ?O resultado traz, para mim, como coordenador, uma realização pessoal e profissional. O reconhecimento oficial e a nota 4 alcançada do MEC é resultado de muita dedicação e de um trabalho bem feito pelos professores e funcionários da instituição, com a colaboração do corpo discente? , diz.
O curso é promovido no período diurno, com atividades práticas à tarde, e possui cinco anos de duração. As 50 vagas oferecidas anualmente são preenchidas por meio de processo seletivo.

COMPATILHAR: