Entre os dias 18 e 22 de maio, o UNIFOR-MG, através do Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos, promoveu um curso de recuperação de livros.
Foram oferecidas seis vagas para participar. A taxa de inscrição, no valor de 50 reais, incluía todo o material utilizado, além de apostila e certificado.
De acordo com a responsável pela realização do curso, a bibliotecária e professora do UNIFOR-MG, Margarita Torres, O curso teve uma introdução teórica, seguida pela prática para que os alunos tivessem a oportunidade de aplicar as técnicas apropriadas referentes à conservação de documentos. Sempre que ocorre o curso percebemos o interesse de outros profissionais, que não são da área da Biblioteconomia, em conservar seu acervo particular usando materiais adequados, mantendo a integridade da obra. Isto mostra que as pessoas estão cada vez mais conscientes em relação à preservação de seu patrimônio cultural.
O curso ofereceu o seguinte conteúdo: Nomenclatura das partes de um livro encadernado; sentido das fibras de papel; processo de higienização a seco; Reconstituição de papéis; Costuras: folhas soltas (duas formas), livro de cadernos; Confecção do corpo (miolo) do livro sem costura (usando barbante); Preparação do corpo (miolo) do livro para receber a capa; Confecção de capas usando montagem e encapsulamento; Encadernação inglesa plena; Douração da capa.

COMPATILHAR: