A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG – realizou nesta terça-feira, dia 20 de novembro, uma videoconferência para capacitar agricultores familiares e técnicos, no Estado.
Entre 13h30 e 15h30, foi transmitida pela primeira vez, uma videoconferência sobre Associativismo e Cooperativismo, para participantes que estavam nos Centros Vocacionais Tecnológicos – CVTs – dos municípios de Formiga e Sete Lagoas. Ao todo, mais de 75 pessoas participaram.
O evento foi possível graças a um convênio da EMATER-MG com a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Em Formiga, a Prefeitura é a principal parceira do CVT.
Dentre os participantes de Formiga, estavam Produtores e produtoras rurais, presidentes de associações comunitárias,presidente da FRUTIFLOR – Associação de Floricultura e Fruticultura de Formiga, representantes do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Formiga – CMDRS, jovens rurais capacitados na etapa regional pela EMATER-MG em Formiga e da Prefeitura de Formiga.
Em Sete Lagoas, foram mais de 60 pessoas e a maioria dos participantes fez parte de um curso de capacitação do programa Minas Sem Fome – Processamento de Hortaliças para pessoas do segmento de agricultura urbana, área bastante relevante naquele município.
No CVT Formiga, o grupo foi coordenado pela Extensionista da EMATER-MG Lúcia Maria de Brito e por Zenaido Lima da Fonseca Secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável.
A ação interativa com os participantes foi realizada pelo instrutor Eugênio Paccelli coordenador técnico estadual de Associativismo e Cooperativismo da -MG, que animou os participantes com a facilidade de promover conhecimentos e experiência prática na perspectiva do associativismo e cooperativismo.
Eugênio Paccelli ressalta que a palestra dessa terça-feira teve como objetivo a valorização das associações e cooperativas como uma ferramenta de gestão coletiva. Pare ele, a videoconferência possibilita a otimização de recursos, sobretudo o tempo e transcende até mesmo espaços geográficos.
De acordo com o palestrante, o fato de aproximar pessoas de diferentes localidades e permitir que elas vejam que, embora distantes, vivem realidades semelhantes: desafios iguais, soluções congruentes, potenciais que se assemelham, dentre outros fatores que são relevantes torna a videoconferência uma ferramenta importante.
É certo que a tecnologia virá a ser cada vez mais aperfeiçoada, temos certeza disso, assim como temos certeza que, embora revolucionária, a ferramenta não será suficiente para substituir todas as outras ferramentas e, em muitas ocasiões prevalecerá o contato físico. A EMATER-MG, ao participar de um processo como a videoconferência mostra-se mais que pró-ativa, mas à frente de seu tempo, destacou Eugênio Paccelli.

Iniciativa

A videoconferência sobre Associativismo e Cooperativismo é uma iniciativa do convênio de cooperação técnica, firmado entre a EMATER-MG e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES).
Para a Extensionista da EMATER-MG de Formiga Lúcia Maria de Brito , esta parceria com a SECTES é uma oportunidade ímpar para a democratização e o acesso a novas tecnologias pelos agricultores e familiares que poderá trazer grandes contribuições para o desenvolvimento rural dos municípios.
A ONG EPAP – Escola Profissionalizante de Alevinicultura e Piscicultura é a gestora do CVT. Ela é presidida pelo Secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável, Zenaido Lima da Fonseca. Ele disse que essa ação interativa realizada com tecnologia de ponta, oportunizando a comunicação de agricultores e agricultoras familiares, educadores e lideranças para valorizar e viabilizar o associativismo e cooperativismo, é apenas um pouco do muito que se pode fazer quando o poder político associa a objetividade e a subjetividade nas políticas públicas.
Essa ferramenta deve continuar sendo viabilizada pelos governos municipais, estadual e federal. Em Formiga, a coordenadora do CVT Zélia Veloso com toda a equipe estão comprometidos para que esta ferramenta de promoção do desenvolvimento siga em frente cada vez melhor. A EPAP confia na SECTES para que as ações tenham sustentabilidade e continuidade da inclusão digital e capacitações requeridas pelo mercado de trabalho, comentou Zenaido Lima da Fonseca.

Conceito

A SECTES define os CVTs como centros de excelência, voltados para a capacitação tecnológica da população, observando a vocação produtiva da região e voltados para a melhoria da qualidade de vida no Estado. Videoconferência é uma discussão que permite o contacto visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes, dando a sensação de que os interlocutores encontram-se no mesmo local.
A estrutura possui laboratórios, salas de inclusão digital, de videoconferência e de incubadoras de empresa, sendo orientada para capacitar a pessoas para o mercado de trabalho. A finalidade desses Centros é o desenvolvimento das comunidades onde estão implantadas.
O gestor do projeto na EMATER-MG, Sérgio Fernandes, define a videoconferência como um sistema de comunicação capaz de promover a interatividade, facilitando o diálogo entre pessoas que não estejam fisicamente no mesmo local.
Tudo é em tempo real, como se os atores do processo estivessem lado a lado. Pelo acordo, a SECTES vai fornecer toda a infra-estrutura tecnológica, implementada nos chamados CVTs para a promoção de cursos, treinamentos e palestras, entre outras atividades, afirmou Sérgio Fernandes.

COMPATILHAR: